O candidato do PSB a prefeito de Aparecida de Goiânia, vereador Willian Panda, afirma que um dos pilares de sua gestão, caso seja vitorioso, será a implantação de uma forte política de proteção ao meio ambiente. Entre as propostas, ele destaca combater o assoreamento dos cursos d’água e implantar um programa de manejo de resíduos na administração, além de proteger a Serra das Areias, maior área de preservação ambiental do município.
“Precisamos discutir e encontrar soluções para manter a Serra das Areias, essa área de proteção ambiental que é o coração da nossa cidade e possui o maior lençol freático da nossa região”, afirma.
De acordo com Panda, a atual crise ambiental é consequência de um modelo de desenvolvimento que priorizou o crescimento econômico sem considerar os impactos ambientais. Agora, ele destaca, é preciso investir na recuperação e preservação dos recursos naturais, para assegurar um desenvolvimento econômico sustentável.
“Para reverter o quadro atual, é fundamental adotar práticas de sustentabilidade que conciliem economia, sociedade e meio ambiente de forma equilibrada”, avalia.
“Entre nossas ações estão a criação de parques e reservas ecológicas, revitalização de áreas verdes urbanas e incentivo à população para plantar árvores em suas residências”, explica o candidato.
Outras medidas previstas no plano de governo de Panda incluem despoluição dos córregos, conscientização dos proprietários rurais sobre preservação e uso adequado das margens de rios e manutenção das matas ciliares para evitar erosões e assoreamento. Ele propõe também desburocratizar o licenciamento de empresas que adotem práticas sustentáveis.
‘Prefeitura será exemplo de sustentabilidade’
Além disso, o político projeta implantar um programa de manejo de resíduos na administração pública municipal, com o objetivo de promover o consumo consciente e descarte adequado de resíduos.
“A ideia é capacitar servidores e transformar o governo em um exemplo de sustentabilidade, contribuindo para a preservação ambiental em Aparecida de Goiânia”, frisa.
Caso seja eleito, Willian Panda afirma que pretende também ampliar o programa de coleta seletiva e fortalecer a parceria com cooperativas de catadores, para reduzir o lixo destinado a aterros sanitários. Essa iniciativa, segundo ele, vai gerar empregos, aumentar a reciclagem e diminuir custos de saneamento e saúde pública.
“A reciclagem também é uma prioridade, com projetos que envolvem diversos setores da sociedade e programas de manejo eficiente de resíduos, o que deixará a cidade mais limpa e mais agradável”, concluiu.