Hoje é 16 de abril de 2024 00:32
Hoje é 16 de abril de 2024 00:32

Vilmar Mariano sanciona lei que regulamenta instalação de antenas para rede 5G

Legislação estabelece regramento para instalações de antenas e demais equipamentos pelas companhias que exploram o serviço, especialmente a quinta geração de internet móvel, mais rápida
Segundo a prefeitura, nova legislação contempla o setor de tecnologia, possibilitando modernização e uma conectividade mais eficaz, como é o caso do sinal 5G // Foto: Reprodução

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB), sancionou na quinta-feira (21/12) a Lei Complementar nº 226/2023, que define os critérios e parâmetros urbanísticos para a implantação de infraestrutura de suporte de redes telecomunicações. Com base em estudos técnicos, a legislação estabelece regramento para instalações de antenas e demais equipamentos pelas companhias que exploram o serviço.

A lei municipal define, por exemplo, onde e como os equipamentos poderão ser utilizados sem causar impacto negativo para a infraestrutura urbana e à população.

“A legislação especifica regras para instalação dos equipamentos que melhoram o sinal de internet na cidade. Isso é muito bom, é mais um avanço”, afirma Vilmar Mariano.

“Claro que isso favorece o recebimento do sinal 5G, que já aparece com uma melhor conexão no município”, explica.

O secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Júlio César Mendes, afirma que a legislação estabelece condições para o ordenamento urbano e contempla, também, a expectativas de modernização das empresas para o sinal 5G, que a quinta geração de internet móvel, mais rápida.

“A lei estabelece um regramento atualizado, que é de suma importância para o ordenamento urbano do município. Além disso, contempla o setor de tecnologia, possibilitando modernização e uma conectividade mais eficaz, como é o caso do sinal 5G. Essa última tecnologia requer um número maior de antenas distribuídas pela cidade para garantir um sinal de qualidade para os usuários”, afirma.

A velocidade da internet oferecida pelo 5G é significativamente mais rápida, permitindo uma navegação mais eficiente. As antenas necessárias para sua implementação da tecnologia 5G são menores e podem ser instaladas em locais públicos sem causar poluição visual.

Compartilhar em:

Notícias em alta