O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e o secretário de Habitação, Daniel Márcio, assinaram na manhã desta sexta-feira (13/9) ordem de serviço para construção de 192 apartamentos populares por meio do Governo federal Programa Minha Casa, Minha Vida, no Setor Vila Romana.
O conjunto habitacional será destinado às famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. As unidades habitacionais serão financiadas pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo Federal. O terreno foi doado pela prefeitura de Aparecida.
Além de lançar as obras do empreendimento, o gestor municipal também assinou três contratos para a construção de outros 576 apartamentos no Alto da Boa Vista.
“A construção desses apartamentos vem dar um lar àquelas pessoas que não têm condições de adquirir a própria moradia. No total serão 768 unidades habitacionais para realizar o sonho daqueles que mais precisam do poder público. Estamos pensando nas pessoas que precisam e que sonham com a moradia própria”, declarou Vilmar Mariano ao PORTAL NG.
Os apartamentos na Vila Romana terão 43 metros quadrados, com cozinha, dois quartos, banheiro, varanda e vaga de garagem. A previsão é que o empreendimento fique pronto em 18 meses, com um investimento total de R$ 38 milhões.
Ex-secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a vereadora Valéria Pettersen ajudou a viabilizar em Brasília os recursos para moradia em Aparecida. Ela elogiou a parceria da prefeitura com o Governo federal.
“O prefeito Vilmar vem inovando, é um prefeito arrojado. Ele pôs a mão em diversas obras que estavam paralisadas desde o governo de Maguito e estão sendo finalizadas”, afirmou.
O presidente da Construtora Central do Brasil, que realizará as obras, Guilherme Márcio, também participou do evento.
Durante discurso, Vilmar Mariano rebateu críticas feitas pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e disse que sua gestão entregará muitas obras até o fim do ano, quando se encerra seu mandato..
Parceria ajuda a diminuir o déficit habitacional
De acordo com o secretário de Habitação, Daniel Márcio, os projetos visam tirar da situação de vulnerabilidade principalmente aquelas famílias que vivem em ocupações, sem condições adequadas de saneamento. Segundo ele, atualmente, temos cerca de oito mil famílias vivem em ocupações no município.
“Essa parceria é fundamental para que muitas famílias saiam dessa situação insalubre, sem água tratada, sem esgoto. Iniciativas como essa serão fundamentais para reduzir esse déficit habitacional”, disse.
“Com o apoio da prefeitura, fornecendo terrenos e documentação, e em parceria com a Caixa Econômica Federal, estamos garantindo moradia digna para essas pessoas”, completou o secretário, que classificou a assinatura como “momento histórico” para Aparecida.
O condomínio na Vila Romana será o primeiro de quatro conjuntos habitacionais que serão construídos no município pelo Governo federal em parceria com a prefeitura. Todos eles beneficiarão famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadram na faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (renda mensal de até R$ 2.640).
A data para o sorteio dos apartamentos ainda será definida. Vão concorrer os inscritos na Secretaria de Habitação que atendam aos pré-requisitos do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.