A prefeita e candidata à reeleição em Porangatu, Vanuza Valadares, apresentou o Plano de Gestão Municipal 2025-2028, chamado “Avança Porangatu 2.0”. O projeto apresenta uma série de medidas com foco no fortalecimento da economia local e atração de novos investimentos para o município.
Entre elas está a criação de um Distrito Industrial Municipal, que complementará o já existente Distrito Industrial Estadual. O novo espaço será destinado à instalação de empresas dos setores de logística, transportes e indústrias diversas. A expectativa é que a iniciativa amplie as oportunidades de emprego na região e diversifique a economia local, atraindo novos empreendimentos.
Para tornar Porangatu mais atrativa para empresas, o plano inclui a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) e até mesmo a possibilidade de isenção temporária desse tributo.
Além dos benefícios tributários, Vanuza Valadares também pretende enviar cartas-convite a empresas interessadas em investir na cidade, aproveitando os mecanismos previstos na Lei de Incentivos Fiscais. A prefeita aposta nessa estratégia para consolidar Porangatu como um polo de negócios, gerando novos empregos e estimulando o comércio local.
Outro ponto destacado no documento é o setor têxtil. A proposta inclui a qualificação da mão de obra local para expandir o projeto Cinturão da Moda. Com isso, ela visa incentivar a produção local e fortalecer o setor.
A desburocratização também é uma das bandeiras para a gestão. A prefeita promete simplificar os processos de abertura de novas empresas, com a meta de registrar Microempreendedores Individuais (MEI) em até 30 minutos e permitir que empresas sejam formalizadas em até 24 horas por meio de um sistema otimizado na Sala do Empreendedor.