A Prefeitura de Anápolis inaugurou, na última quinta-feira (25/10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Guanabara, agora totalmente reconstruída e com capacidade ampliada para atender cerca de seis mil pessoas mensalmente. Além dos moradores do Jardim Guanabara, a unidade recebe pacientes de comunidades vizinhas, como os residenciais Ana Caroline, Centenário, Buena Vista, Aldeia dos Sonhos e do povoado de Miranápolis.
A UBS oferece atendimentos médicos e odontológicos, consultas de enfermagem, acompanhamento pré-natal e puerperal, além de programas como o Hiperdia, voltado para o monitoramento de hipertensos e diabéticos. Além disso, o local sedia encontros educativos para gestantes, reforçando a importância de um acompanhamento contínuo e preventivo para a saúde da população.
A reestruturação incluiu a substituição do telhado e colocação de manta térmica, pintura interna e externa, novas portas e portais, e a construção de um abrigo específico para resíduos comuns e infectantes.
Para o prefeito Roberto Naves, a reconstrução das UBSs do município é um compromisso de criar ambientes modernos, acolhedores e estruturados para servir à população e garantir boas condições de trabalho aos servidores. Durante a inauguração, Naves destacou o papel da Fundação Universitária Evangélica (Funev), organização social responsável pela gestão das unidades básicas, nesse processo de renovação.
“Aqui, não fazemos apenas reformas; reconstruímos e ampliamos as unidades, garantindo que todas atendam às normas de vigilância e ofereçam um espaço moderno e acolhedor para a comunidade”, afirmou Roberto Naves.
Desde o início da gestão atual, essa é a sétima unidade de saúde reconstruída. Outras UBSs dos bairros Souzânia, São José, Vila Formosa, Alexandrina, Santa Isabel, Fabril, Iracema, Pirineus e Adriana Parque também estão passando por reformas. Nos próximos dias, terá início a obra de revitalização da UBS de Interlândia, conforme anunciou a prefeitura.
João Pedro dos Santos, diretor executivo da Funev, explicou que essa ação atende a um pedido direto do prefeito e faz parte de um esforço contínuo para garantir que todos os bairros tenham acesso a serviços de saúde de qualidade.
“Esse foi um pedido direto do prefeito quando assumimos. Estamos trabalhando em todas as regiões, priorizando áreas com problemas estruturais críticos, mas a meta é realizar melhorias nas 48 unidades de saúde do município”, comentou.