O Sebrae Goiás lançou o curso “Empreendedorismo Inclusivo – Uma Oportunidade para Pessoas com Deficiência Visual Explorarem o Mundo dos Negócios”, pioneiro no Sistema Sebrae do Brasil. O curso visa capacitar pessoas com deficiência visual, grupo que representa 6,978 milhões de brasileiros, mas com apenas 32,6% ativas no mercado de trabalho. A iniciativa busca desenvolver competências para transformar ideias em negócios e superar desafios do mercado.
Direcionado a microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), artesão e potenciais empresários, o curso combina teoria e prática, com ferramentas adaptadas para facilitar o aprendizado, incluindo ajustes em cores e contrastes. Aurisberg Leite Matutino, designer gráfico com visão monocular, participou da adaptação visual e dos testes do curso. “É de extrema importância um curso como esse, pois traz para o centro das discussões sobre empreendedorismo as pessoas com algum grau de deficiência visual. Isso possibilita caminhos para iniciar ou impulsionar uma empresa, para além das limitações ou deficiências físicas”, afirma o designer.
Emília Rosângela Pires, analista de Inovação do Sebrae Goiás, destaca que o curso combate o capacitismo, um preconceito que subestima a capacidade das pessoas com deficiência. “O curso tem como objetivo desmistificar a ideia de que empreender é um caminho reservado apenas para pessoas sem deficiência. Ele vem para reforçar que o empreendedorismo é uma opção de carreira acessível a todos, independentemente de sua condição física, e busca empoderar aqueles que desejam seguir por esse caminho, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para o sucesso no mundo dos negócios”, frisou Emília.
Segundo Victor Antônio Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, o curso é o primeiro de uma série que visa atender à diversidade, começando com a deficiência visual. Oferecido de forma gratuita e à distância, o curso cobre desde conceitos básicos de empreendedorismo até estratégias de negócios e gestão empresarial, visando proporcionar autonomia e inovação aos participantes.
O curso é 100% gratuito em formato de ensino a distância (EAD). Conceitos básicos de empreendedorismo, análise de comportamentos-chave e descoberta do próprio perfil empreendedor fazem parte da primeira etapa. Na segunda, o participante vai aprofundar os conhecimentos em estratégias e modelos de negócios, como definir um modelo de negócio eficiente, identificar oportunidades de mercado e utilizar estratégias de marketing digital para potencializar a presença no mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.