Ao empossar dois novos auxiliares, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), ressaltou nesta quinta-feira (1º/6) a importância da continuidade da execução do Plano de Governo. Rodrigo Caldas e Danilo Rabelo foram empossados, respectivamente, nas secretarias de Educação e de Esportes, em cerimônia realizada no memorial Iris Rezende Machado.
Cruz afirmou que cada auxiliar precisa plantar e mostrar o fruto do trabalho para o cidadão. Em coletiva, os novos membros da administração apresentaram objetivos para as áreas.
“Os novos secretários chegam para somar ao nosso time de auxiliares que se empenha, dia e noite, para a construção de uma cidade melhor para todos os goianienses”, disse o prefeito.
“Esperamos a soma de forças, a continuidade do Plano de Governo na nossa gestão. Queremos é mostrar para o cidadão os resultados do que estamos plantando”, acrescentou Rogério Cruz.
Na coletiva, o prefeito também agradeceu o trabalho executado por Wellington Bessa, que deixa a Educação e assume a Secretaria Municipal de Administração (Semad), e Álvaro Alexandre, que deixa a pasta de Esportes.
“O secretário Bessa deixou a semente e colheu o fruto nesse tempo que ficou conosco, assim como o Álvaro. E o que plantou, mas não foi colhido, será colhido pela população de Goiânia”, disse, acrescentando que quem está chegando “também vai plantar”.
“Temos uma sequência de programas e projetos que precisamos mostrar resultados. É o que vamos fazer”, projetou.
No discurso, o prefeito apresentou um balanço das ações realizadas pelas duas pastas sob o comando dos secretários que deixam os cargos. Entre os pontos levantados está a construção de 32 novos CMEIs, o avanço de 9º para 4º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a realização de mais de 100 eventos esportivos em 2022 e criação do programa Esporte nos Bairros.
Meta é construir 32 CMEIs e duplicar atendimento no esporte
Os novos secretários assumiram os cargos falando em metas e objetivos traçados pelo prefeito. Durante a entrevista, disseram que pretendem continuar e expandir os programas executados pelo município.
Rodrigo Caldas disse que já realizou reunião de transição com a equipe e o antigo titular da pasta, com objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Bessa e agilizar o processo licitatório para a construção de novos CMEIs e reduzir a fila de espera por vagas na capital.
“É claro que temos muitos desafios. É praticamente impossível zerar a fila de espera, mas temos que avançar e ampliar. O prefeito tem a expectativa de que, ainda neste ano, possamos iniciar o processo de construir mais 32 CMEIs e ampliar a rede conveniada”, afirma.
Danilo Rabelo disse que esteve ainda na manhã de quinta-feira em Brasília, em reunião no Ministério dos Esportes, para discutir convênios e parcerias. O novo titular também afirmou que nos próximos 30 dias apresentará o projeto “Esporte nos Bairros 2.0”, dobrando a capacidade de atendimento do atual programa.
“O principal desafio é criar um sistema para alavancar o esporte em toda a capital. A nossa meta, determinada pelo prefeito, é exatamente essa. Vamos passar de 13 para 25 polos espalhados pela capital e de 15 mil para 30 mil atendimentos”, disse.
O secretário destacou ainda que pretende criar o Conselho Municipal do Esporte, para democratizar a gestão.
“Ninguém faz nada sozinho. Vou tomar as decisões em conjunto com todas as federações, todas as associações, com os esportistas e com a população, que são os maiores interessados”, pontua.
Participaram da cerimônia de posse o deputado federal Adriano do Baldy; a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly; secretários municipais e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcio Carvalho.