Hoje é 21 de novembro de 2024 06:39

Rodri ganha Bola de Ouro e Vini Jr fica em 2º lugar

Brasileiro venceu a Champions League, Supercopa da Espanha e La Liga e o espanhol ganhou a Premier League, Supercopa da Europa, Mundial de Clubes da FIFA e a Eurocopa
Conquista de Rodri é questionada por fãs de Vini Jr por conta do peso das conquistas do jogador brasileiro na europa na temporada 2023/2024

Na cerimônia da Bola de Ouro 2024, realizada em Paris nesta segunda-feira (28/10), o volante Rodri Hernández, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo, superando Vinicius Junior, favorito ao prêmio e que ficou com o segundo lugar. Na categoria feminina, Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi coroada pelo segundo ano consecutivo. Organizado pela revista France Football em parceria com a Uefa e o jornal L’Équipe, o evento também premiou Carlo Ancelotti e Emma Hayes como melhores treinadores, e Emiliano Martínez como melhor goleiro.

Além do prêmio principal, a cerimônia destacou outros talentos, como Lamine Yamal, que recebeu o Troféu Kopa de melhor jogador jovem, e Jenni Hermoso, vencedora do Troféu Sócrates por seu trabalho em causas sociais. O Real Madrid e o Barcelona levaram os prêmios de clubes do ano nas categorias masculina e feminina, respectivamente. Rodri, ao receber o título de melhor jogador, elogiou Vinicius, mas afirmou que o resultado não dependia de sua opinião pessoal.

Vinicius Junior, ausente na cerimônia, reagiu em suas redes sociais após a divulgação do segundo lugar: “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”, escreveu. Este é o melhor desempenho de um brasileiro desde Kaká em 2007, quebrando um jejum de 17 anos de títulos para o Brasil na premiação. Antes de Vinicius, Neymar foi o brasileiro melhor colocado, ficando em terceiro lugar em 2015 e 2017.

O narrador Galvão Bueno, em suas redes sociais, comentou sobre a vitória de Rodri, afirmando que o jogador “não é o cara” e destacando a luta de Vinicius contra o racismo. Em entrevista à TNT, Rodri elogiou o talento de Vinicius Junior e destacou sua grandeza desde jovem, mas reconheceu que os prêmios individuais dependem de critérios que nem sempre agradam a todos. A mídia esportiva brasileira, fãs e atletas do futebol se solidarizaram com o atleta brasileiro que segundo a percepção geral foi injustiçado.

Criado em 1956 pela France Football, o prêmio Bola de Ouro se consolidou como uma das maiores honras do futebol mundial. Na década de 1990, a Fifa lançou o seu próprio prêmio, e entre 2010 e 2015, os dois troféus foram unificados. Com o fim da parceria, a Fifa passou a conceder o prêmio The Best em 2016, enquanto a Bola de Ouro manteve seu formato e prestígio no meio esportivo.

Compartilhar em:

Notícias em alta