Hoje é 18 de setembro de 2024 21:59

Recursos de multas podem ser feitos de forma online no Portal Expresso

O novo recurso garante mais agilidade no processo e segue o plano de modernização e digitalização do departamento
O novo recurso garante mais agilidade no processo e segue o plano de modernização e digitalização do departamento Foto: Portal NG

O Portal Expresso é a plataforma de serviços digitais do Governo de Goiás, e, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), passa a oferecer novas funcionalidades. Agora é possível realizar a interposição de recursos de multas, que foram emitidas pelos 16 autuadores que aderiram ao sistema, de forma 100% digital pela plataforma.

Para apresentar a defesa prévia das notificações, é preciso acessar o portal e pesquisar por “recurso multa”. As informações e orientações do sistema estarão na Carta de Serviço, que deve ser lida com atenção. Para acessar diretamente a página e solicitar o recurso de multa de trânsito, basta clicar no link.

O Detran-GO recebe cerca de 10 mil multas por mês e somente 2% delas são feitas digitalmente. O serviço era disponibilizado no aplicativo do Detran-GO On e nas unidades do Vapt Vupt e Ciretrans, além da sede do departamento. Mas, com o novo sistema, a expectativa é ampliar o acesso ao serviço.

De acordo com o presidente da autarquia Delegado Waldir, a ideia é descomplicar o acesso do usuário ao Detran-GO. “Com a disponibilização do recurso de multa pelo Expresso, estamos facilitando a vida da população, agilizando os processos e economizando recursos públicos”, afirma.

As pessoas devem se atentar, entretanto, aos prazos limites para a interposição do recurso. No caso da defesa prévia e Jari, a data limite irá descrita na notificação. Já o tempo para requisitar o recurso junto ao Cetran é de até 30 dias após a decisão da Jari.

Ao fazer o recurso no portal, o usuário é direcionado automaticamente ao setor responsável pelo julgamento, a Comissão de Defesa Prévia, Jari ou Conselho Estadual de Trânsito – Cetran. Isso deve fazer com que os processos sejam finalizados de forma mais rápida. Após a interposição do recurso, o julgamento poderá ser acompanhado pelo portal.

As notificações de trânsito podem ser enviadas por meio de correspondência, edital com publicação no site do Detran-GO ou então via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso o motorista tenha feito a adesão ao Sistema de Notificações Eletrônicas. Vale lembrar que, para obter o desconto de 40% no valor da multa, é necessário se abster da contestação.

Compartilhar em:

Notícias em alta