Iniciadas no começo de abril, as obras de recapeamento asfáltico em Aparecida de Goiânia estão a todo vapor. O cronograma, que prevê a recuperação de mais de 300 quilômetros de malha asfáltica em todas as regiões do município, chegou nesta segunda-feira (10/6) no setor Cidade Livre, que terá todas as suas ruas recapeadas nos próximos 45 dias.
“Essas melhorias na infraestrutura viária são essenciais para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida dos nossos moradores. Continuamos trabalhando intensamente para atender todas as regiões da cidade”, afirma o prefeito Vilmar Mariano (União).
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o serviço de recapeamento faz parte do pacote de investimentos de R$ 505 milhões do Programa Aparecida 100 anos, lançado em março. Além do recapeamento de dezenas de bairros, o programa inclui a pavimentação de 17 setores, construção de bueiros e eixos estruturantes – obras que estão em andamento.
Entre as avenidas já contempladas, estão Bela Vista, Rio Verde, Tapajós e Rudá na Vila Brasília, além dos bairros Veiga Jardim I, II e III, as avenidas Graça Aranha, V-1, V-3, V-5, Zoroastro Artiaga e Rua Josefina Ludovico, no Bairro Ilda.
Mário Vilela, secretário de Infraestrutura, explica a importância do recapeamento asfáltico: “Este recapeamento vai proporcionar mais segurança e conforto para motoristas e pedestres. A seleção das vias é baseada no tempo de vida do pavimento, na análise da situação real e no fluxo de veículos, entre outros critérios técnicos”.
O procedimento pode ser feito por meio de microrrevestimento asfáltico com polímero ou recapeamento asfáltico com concreto asfáltico usinado a quente após fresagem do revestimento antigo. O microrrevestimento é comum em vias locais já o recapeamento com asfalto usinado é ideal para vias de trânsito intenso, envolve fresagem e remoção do revestimento antigo, correção de patologias na base do pavimento e aplicação de uma nova camada de asfalto.
Cidade Livre: todas as ruas serão recapeadas
O recapeamento de todas as ruas do setor Cidade Livre anunciado pelo prefeito Vilmar Mariano nesta segunda-feira (10/6) terá investimento de R$ 3,5 milhões do caixa do município. As obras já começaram e devem chegar a 30 quilômetros de vias recapeadas, segundo a Secretaria de Infraestrutura.
As equipes envolvidas e o maquinário também são da Prefeitura de Aparecida, que está com outras frentes de recapeamento ativas em vários bairros, como na Vila Brasília, por exemplo.
“O Cidade Livre é um bairro antigo de Aparecida, que estava precisando de recapeamento. E, cumprindo o nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida da população, abrimos agora mais essa frente de serviço; proporcionalmente, Aparecida hoje é um dos maiores canteiros de obras do Brasil”, enaltece Vilmar.
Superintendente de Obras da Seinfra, Carlos Renato Martins coordenou nesta manhã o início dos trabalhos. Ele ressalta que, cumprindo determinação do prefeito, o recapeamento chega para melhorar a infraestrutura, a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população local.
“O Cidade Livre está completando 47 anos e agora tem mais esse motivo para comemorar, que é o recapeamento de todo o setor. Esse asfalto novo, que tem vida útil de pelo menos 10 anos, traz muitos benefícios, inclusive a melhoria do tráfego de veículos na região”, comenta Carlos Renato.
‘Mais uma demanda antiga dos moradores é atendida’
Líder do prefeito na Câmara Municipal, Isaac Martins (União Brasil) acompanhou o lançamento das obras. Ao lado do também vereador Araújo (União Brasil), Isaac pontuou que o recapeamento do Cidade Livre foi um dos seus primeiros pedidos feitos a Vilmar.
“Era uma demanda antiga dos moradores, que agora veem a Prefeitura de Aparecida entregar mais esse benefício”, ressalta.
Lilia Diniz, líder comunitária do Cidade Livre, conta que esteve com Vilmar Mariano na sexta-feira (7/6) e, nessa reunião, ele garantiu que o recapeamento começaria hoje.
“Estamos agradecidos demais por esse atendimento que o prefeito nos deu e estamos muito felizes com isso”, diz a representante dos moradores.
A cozinheira Rosimeire Maria da Silva viu o Cidade Livre crescer e se desenvolver. Morando no bairro há 38 anos, ela comemora o início do recapeamento: “É um benefício muito bom porque tem ruas aí que estavam difíceis de transitar, com muitos buracos. Agora vai melhorar bastante”.