Hoje é 21 de novembro de 2024 15:57

Incêndio consome 110 hectares do Parque Altamiro de Moura Pacheco

Fogo se iniciou na segunda-feira e, segundo os bombeiros, a baixa umidade do ar e ventos constantes facilitam a propagação das chamas, que ainda não foram controladas
Cerca de 45 profissionais, auxiliados por drones de vigilância, estiveram empenhados no combate às chamas para impedir que elas se alastrassem pelo parque // Foto: Corpo de Bombeiros

O incêndio que começou na tarde desta segunda-feira (12/08) no Parque Altamiro de Moura Pacheco, na BR-153 saindo de Goiânia para Anápolis, já consumiu cerca de 110 hectares de área verde, o equivalente a 154 campos de futebol. As informações são da última atualização do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO).

Os ventos e a baixa umidade do ar dificultaram a operação desde o princípio. Além disso, os focos se estabeleceram em locais de acesso restrito, impossibilitando a chegada das viaturas Auto Bomba e obrigando os bombeiros a combaterem as chamas principalmente a pé.

Cerca de 45 bombeiros militares e 15 brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAD) estão empenhados nessa operação, além de drones que ajudam na vigilância e na organização das estratégias de combate.

O Major Daniel Freire Pereira Batista afirmou que, na tarde desta terça-feira (13/08), as chamas estavam confinadas no setor do parque chamado Bloco Ipês. “Nossas equipes estão trabalhando entre combate paralelo e combate direto no enfrentamento a esse incêndio florestal.”

Já nesta quarta-feira (14/08), dois dias após o início do fogo, o Capitão Sanjay, Supervisor de Dia do CBMGO, explicou que ainda não se tem informações sobre as causas das chamas, mas o vento faz com que elas se propaguem facilmente. “Atualmente, temos focos de incêndio em dois blocos distintos do parque, havendo frentes de combate em ambos os blocos. Utilizamos o combate direto às chamas com o uso de sopradores e bombas costais de água e o combate paralelo, que é o acompanhamento da linha de fogo para confiná-lo próximo a locais de aceiro e cursos d’água”, disse o capitão em nota.

Nota completa do Capitão Sanjay, Supervisor de Dia do CBMGO:

O incêndio florestal do Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco já dura pouco mais de dois dias. Até a última estimativa que fizemos na noite de ontem, temos uma área queimada de aproximadamente 110 hectares, porém, assim que os combatentes retornarem à sede, poderemos ter uma atualização dessa área queimada.

Estão empenhados 45 bombeiros militares e 15 brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente – SEMAD. A Operação Cerrado Vivo do CBMGO estabeleceu um Comando Unificado dos recursos humanos e logísticos, tendo sua base na sede do Parque Ecológico.

Atualmente, temos focos de incêndio em dois blocos distintos do parque, havendo frentes de combate em ambos os blocos. Utilizamos o combate direto às chamas com o uso de sopradores e bombas costais de água e o combate paralelo, que é o acompanhamento da linha de fogo para confiná-lo próximo a locais de aceiro e cursos d’água.

Possuímos também um constante monitoramento por drones para melhores estratégias de combate. Além disso, ventos constantes aumentam a propagação do fogo e as matas fechadas fazem o acesso aos focos mais difícil e demorado. Ainda não temos informações sobre as causas do incêndio.

Compartilhar em:

Notícias em alta