Quatro goianos estão na lista de passageiros de um avião de pequeno porte que caiu no município de Barcelos, no estado do Amazonas e deixou 14 pessoas mortas, na tarde deste sábado (16/9). A lista foi divulgada pela empresa ManausAerotáxi, mas a Segurança Pública do Amazonas ponderou que só poderá confirmar os nomes das vítimas após o Instituto Médico Legal (IML) realizar perícia nos corpos.
As vítimas goianas são empresários em diferentes cidades de Goiás. Na queda também morreram outros oito passageiros e dois tripulantes. As informações são de que todos os passageiros praticavam pesca esportiva e estavam a caminho do Rio Negro.
O avião é um Embraer EMB-110 Bandeirante, prefixo PT-SOG, fabricado em 1991, com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi. Ele decolou de Manaus com destino a Barcelos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era “regular”.
Ainda não se sabe quais foram as causas do acidente. Segundo a Defesa Civil, chovia forte no momento da queda e o mau tempo da região pode ter contribuído para o acidente. Duas aeronaves que pousariam na pista de Barcelos antes do voo que acidentou cancelaram a aterrissagem por questões de segurança.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, disse que, embora ainda não se tenha dados conclusivos sobre o que teria acontecido, segundo relatos de moradores, “a aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear”.
O acidente deste sábado é considerado o que registrou mais mortes no Brasil desde 2011. Na época, a queda do avião modelo Let da Noar Linhas Aéreas, em Recife, fez 16 vítimas.
De acordo com o Governo do Amazonas, os corpos das vítimas do avião que caiu em Barcelos devem chegar neste domingo (17) por volta das 13h na Base Aérea, que fica na Avenida Rodrigo Otávio, Zona Sul de Manaus. Os corpos serão levados para o Instituto Médico Legal (IML).
Após o acidente, diversas autoridades, entre elas o senador do Amazonas Eduardo Braga, líder do MDB, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentaram o ocorrido e prestaram condolências a familiares e amigos das vítimas.
Veja quem são os goianos vítimas do acidente
Gilcrésio Salvador Medeiros
Gilcrésio Salvador Medeiros, dono de uma pousada em Niquelândia, está entre os passageiros de avião que caiu no Amazonas, segundo a empresa de táxi aéreo responsável. Bethânia Santos, ex-mulher de dono de pousada, lamentou o acidente em um vídeo publicado no perfil da pousada em uma rede social.
Marcos de Castro Zica
Marcos de Castro Zica, de 48 anos, era engenheiro agrônomo e empresário e morava entre Goiânia e Uruaçu, sua cidade natal. Casado e com dois filhos, Marcos tinha lavouras na região de Uruaçu e Mara Rosa, além de um armazém também em Mara Rosa, segundo informações do portal G1.
Fábio Campos Assis
Fábio Campos Assis é empresário e dono de um comércio na cidade de Anápolis, a 55 km de Goiânia.
Witter Ferreira de Faria é natural de Itumbiara e empresário no ramo do agronegócio em Uruaçu.