O deputado federal Professor Alcides (PL), pré-candidato a prefeitura de Aparecida de Goiânia, vai propor em seu plano de governo a utilização de escolas ociosas do município no período noturno para oferecer formação profissional a jovens e adultos. O objetivo é garantir que moradores do município, especialmente jovens, estejam aptos a preencher postos de trabalho gerados na própria cidade.
O político falou sobre a proposta, denominada “projeto Qualificar”, durante o segundo encontro regional do programa “Fala Aparecida”, realizado na noite de quinta-feira (13/6), no Espaço Dedé Esportes, no Setor Santa Luzia.
“Temos várias escolas ociosas aqui no período noturno. Vamos utilizá-las para fazer preparação do nosso povo, proporcionar qualificação, por mais simples que ela seja”, disse Professor Alcides, que estava acompanhado de Max Menezes (pré-candidato a vice) e Ademir Menezes, coordenador da campanha.
“Existem muitas pessoas que não conseguem encontrar emprego por falta de formação profissional. Então, teremos as condições para propiciar esse benefício”, completou.
Professor Alcides anunciou outras duas iniciativas que já foram incorporadas a seu plano de governo, fruto das discussões com a população durante os encontros do “Fala Aparecida”, que reúne moradores e correligionários. Ele disse que vai propor a construção de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos, com capacidade para abrigar pelo menos 200 pessoas e a edificação de duas escolas especializadas para crianças com autismo.
Correligionários elogiam iniciativa de ouvir população
Parlamentares, dirigentes de partidos e de associações que participaram do segundo encontro regional da pré-campanha de Professor Alcides elogiaram a aproximação do político com a população visando construir o plano de governo. Para o deputado estadual Major Araújo (PL), a iniciativa distancia Professor Alcides da prática comum de políticos que decidem as prioridades da comunidade sem consultá-la.
“Está cheio de político que decide dentro do gabinete o que a comunidade quer. Professor Alcides tomou essa decisão inovadora e inédita”, afirmou o parlamentar
Presidente estadual do partido Novo, Levi Rafael também manifestou sua impressão sobre o programa “Fala Aparecida”: “Olha, participei aqui hoje pela primeira vez e estou impressionado com a iniciativa de aproximar realmente os políticos da população. A gente tem que ouvir, a gente administra ouvindo as necessidades. Ou seja, não é o que eu quero, é o que a população precisa”, afirmou.
Presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Maione Padeiro ressaltou que ouvir a população “mostra o compromisso que Professor Alcides com a comunidade, de ouvir as demandas de quem vive na região, e isso vai contribuir muito para uma gestão responsável”.
Maione Padeiro ainda destacou a inovação do projeto: “Isso é inédito em Aparecida. Você coloca numa praça aberta os moradores que vão poder discutir a situação que vivem naquela região para elaborar um plano de governo que vai trazer benefícios em atendimento àquelas demandas mais recorrentes. É isso é o que a gente precisa, dessa aproximação da comunidade com as autoridades”, avaliou.
O vereador Zé Filho (PSDB) considerou o programa “interessante e inteligente”.
“Achei uma ideia brilhante. Eu vejo hoje o povo abandonado pela administração pública do nosso município. Então, acredito que foi uma decisão acertadíssima”, concluiu.