A Sabatina NG desta quarta-feira (23/10) recebeu o candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pelo Partido Liberal, Professor Alcides. O reitor do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), que também é deputado federal no exercício do segundo mandato, respondeu a perguntas com temas sorteados, enviadas pelos internautas e também elaboradas pela redação sobre assuntos variados.
Uma das questões destacadas por seu adversário político, Leandro Vilela (MDB), é que o Professor Alcides deve impostos municipais e está com a área de sua instituição de ensino penhorada pelo Banco do Brasil. Sobre essas questões, o candidato Professor Alcides fez o seguinte esclarecimento.
“Temos uma dívida de 1,5 milhão com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia que foi parcelada em 24 vezes e que já pagamos 12 parcelas. É uma dívida na qual o pagamento está em dia. Quem não paga impostos não têm convênios e nós estamos conveniados com os governos estadual e federal, o que não seria possível se estivéssemos como devedores. A respeito do leilão, temos uma briga com o Banco do Brasil desde os anos 1990. Na época colocamos uma fatia pequena da área total de 20 mil metros quadrados da Unifan como parte para avalizar um empréstimo que infelizmente não conseguimos pagar em tempo e que nos levou a perder essa área para o banco. De lá para cá temos pagado o aluguel dessa área que continua conosco e em toda eleição o banco leva essa fatia a leilão e se alguém comprar, estamos dispostos a negociar para reaver esse espaço em definitivo”, esclareceu.
Na área da Saúde, o reitor da Unifan voltou a reafirmar que não pretende tornar o Hmap um apêndice de sua instituição de ensino e apresentou seus projetos para melhorar o atendimento na rede pública aos cidadãos. “Vamos trabalhar para reduzir o tempo de atendimento nas filas para atendimentos de urgência, emergência, exames, consultas e cirurgias em nossos Cais, UBSs, Upas e no Hmap. Vamos implantar o telemedicina e informatizar todo sistema de saúde para agilizar os agendamentos. Queremos também não deixar faltar médicos e profissionais na saúde. E vamos construir um Hospital da Mulher, a clínica do diabético e construir uma ala oncológica no Hmap, que não será um apêndice da Unifan e continuará com a gestão do Albert Einstein”, esclareceu.
A respeito da temática políticas públicas para mulheres, o deputado federal apresentou seus projetos para os 53,7% do eleitorado feminino aparecidense. “Vamos construir o Hospital da Mulher e implantar o programa Prato na Mesa para alimentar as famílias em vulnerabilidade social. Iremos incentivar os seus estudos com a Bolsa Universitária Municipal e o programa Qualificar que irá oferecer cursos de formação para melhorar a capacidade laboral das mulheres. E vamos também construir uma Casa de Abrigo para mulheres vítimas de violência e estabelecer políticas públicas para evitar a gravidez na adolescência”, destacou.
Veja abaixo a íntegra desta entrevista onde o candidato Professor Alcides também apresentou suas propostas para as áreas do trabalho, cultura e ciência, tecnologia e inovação, e também respondeu a questionamentos enviados pela população sobre asfaltar ruas habitadas, obras de viadutos e política para idosos durante a transmissão ao vivo.