Hoje é 4 de julho de 2024 15:09
Hoje é 4 de julho de 2024 15:09

Prefeitura de Goiânia disponibiliza 65 salas para aplicação da vacina contra Poliomielite

Público-alvo são todas as crianças de 1 a 4 anos de idade, independentemente se o cartão já está completo
Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite tem início nesta segunda-feira (27/5) em Goiânia, que disponibiliza 65 salas para imunização, com horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h / Foto: SMS

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, nesta segunda-feira (27/5), à Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, que, conforme cronograma do Ministério da Saúde (MS), tem previsão de encerramento em 14 de junho. O Dia D deve ocorrer em 8 de junho. Para a imunização, as doses de Pólio Oral (VOP) já estão disponíveis em 65 salas de vacinação do município, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e podem ser conferidas no site do ImunizaGyn: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

O objetivo da campanha da Prefeitura de Goiânia é vacinar todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente se a caderneta está completa. A dose pode ser considerada extra, um reforço que deve ser ministrado em todas as crianças de 1 a 4 anos, indiscriminadamente, ou seja, mesmo que a criança já tenha tomado as três doses dentro do programa de rotina.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia tem 67 mil crianças nessa faixa etária. A meta da Prefeitura de Goiânia é vacinar 95% desse público. Até abril de 2024, a cobertura na capital estava em 54,4%. Em 2023, não houve campanha, e em 2022, a cobertura foi de 52,78%. Crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite – VIP, que é injetável).

Com a campanha, que ocorre ao mesmo tempo em todo o país, o MS espera aumentar a cobertura vacinal e, com isso, reduzir os riscos de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil.

Compartilhar em:

Notícias em alta