Hoje é 23 de novembro de 2024 20:51

Prefeitura de Goiânia destina áreas para moradia popular

Programa Casa da Gente já beneficiou 382 famílias na capital e outras 256 unidades habitacionais localizadas no Vera Cruz II serão entregues em breve
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, durante lançamento do Programa Casa da Gente, em março do ano passado: objetivo é ampliar o número de famílias contempladas na política habitacional do município // Fotos: Secom

A Prefeitura de Goiânia anunciou a destinação de áreas públicas para o programa “Casa da Gente”, voltado para a moradia de famílias carentes. Lançada em março de 2023, a iniciativa é uma reformulação do Programa Municipal de Habitação de Interesse Social e já beneficiou 382 famílias na capital.

Atualmente, a prefeitura está trabalhando na construção de novas unidades habitacionais e na liberação de novas áreas para habitação social. Em breve, 256 unidades localizadas no Vera Cruz II serão entregues. Além disso, na modalidade de financiamento, 496 apartamentos serão disponibilizados nos próximos meses, também no Vera Cruz. Neste modelo, a aquisição é facilitada com uma entrada subsidiada pelo município de até 30% do valor do imóvel, sendo o restante parcelado pelas famílias.

“Nosso objetivo é garantir qualidade de vida para os goianienses. A moradia traz mais dignidade para as famílias”, destacou o prefeito Rogério Cruz. Ele ressaltou a importância de avançar na destinação de áreas públicas para programas habitacionais destinados a famílias carentes.

Para participar do Casa da Gente, os interessados devem atender a critérios como residir em Goiânia há pelo menos cinco anos e não ter sido beneficiado por outros programas habitacionais municipais, estaduais ou federais. Os sorteados são divididos em listas de titulares e cadastro de reserva. Após a avaliação do cumprimento dos critérios, são convocados para apresentar a documentação necessária e, assim, serem contemplados com os imóveis.

Áreas beneficiadas

Fonte das Águas APM 29A: 41 lotes;

Jardim do Cerrado III – Quadras 12, 13, 17: 59 lotes;

Fonte das aguas APM 05A: 49 lotes;

Jardim gardenia – Qd 27 A: 51 lotes;

Jardim São José I Qd 51A: 30 lotes;

Jardim São José Qd 16A: 54 lotes;

Jardim São José Qd 27A: 16 lotes;

Setor Grajaú Qd 06A: 44 lotes;

Setor Grajaú Qd 06B: 7 lotes;

Jardim do Cerrado 3 Qd 12 Lote 15: 1 lote;

Jardim do Cerrado 3 Qd 13 Lote 06: 1 lote;

Jardim do Cerrado 3 Qd 17 Lote 5,6,13, e 16: 4 lotes;

Jardim Colorado I (Quadra 41A Lotes 01 ao 27): 27 lotes.

Famílias podem requerer planta de imóvel gratuitamente

A prefeitura também oferece à população o programa “Planta Popular”, com projetos arquitetônicos para a construção de unidades habitacionais a custo zero. A iniciativa é voltada às famílias que possuem lotes e que, por falta de condições de arcar com os custos da contratação de um profissional para elaboração de um projeto, acabam edificando moradias sem seguir um projeto adequado.

As plantas possuem de 48 a 77 metros quadrados, com modelos de dois e três quartos. As famílias interessadas fazem a escolha do modelo que desejam e, após análise de atendimento aos critérios, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação realiza a emissão do Alvará de Construção, que é a autorização para início das obras. A abertura dos processos de solicitação da Planta Popular pode ser realizada nas unidades Atende Fácil.

Compartilhar em:

Notícias em alta