Hoje é 5 de outubro de 2024 16:44

Prefeitura de Aparecida restaura Igreja Matriz tombada como patrimônio histórico

Inauguração contou com a celebração de uma missa e show católico, a população comemorou a inauguração do santuário que é também um importante ponto turístico para a região
Prefeitura de Aparecida restaura Igreja Matriz tombada como patrimônio histórico. Foto: Secom Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida reinaugurou a Igreja Matriz da cidade neste domingo (02/06). O santuário foi tombado pelo Ministério Público como patrimônio histórico municipal em 1985 e estava sendo restaurado pela primeira vez depois de mais de 100 anos de sua construção.

O projeto teve aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e priorizou melhorias na parte elétrica, hidráulica e estrutural, conservando os aspectos históricos como mobiliário, altar, portas e janelas. A obra recebeu um investimento total de R$ 2,2 milhões, com recursos da prefeitura e do Governo Federal por meio de emendas parlamentares do deputado federal Professor Alcides e do ex-deputado Francisco Jr., atual presidente da Codego.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, explicou que essa obra significa muito para toda a comunidade, já que é um bem do município e faz parte da sua história. “Isso significa muito para a comunidade católica de Aparecida. Acho que é restaurar a história da nossa cidade. Tudo começou aqui com a celebração da primeira missa e 102 anos depois nós entregamos aqui o santuário totalmente restaurado para a comunidade.”, disse o gestor.

Para o Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, é um momento feliz tanto para os católicos quanto para os moradores da cidade, já que o local é um patrimônio de Aparecida. “A Arquidiocese se sente muito feliz com este momento em que a comunidade católica vai poder voltar a celebrar dentro do santuário. Eu creio que há um sentimento de gratidão no sentido da preservação desse patrimônio que estimula a fé e valoriza o povo de Aparecida de Goiânia”, comentou o arcebispo.

A Prefeitura de Aparecida reinaugurou a Igreja Matriz da cidade neste domingo. Foto: Secom Aparecida de Goiânia

Segundo Samuel Paulo, uma das pessoas que estiveram no evento de abertura do santuário, o local é também um ponto turístico da cidade. “Agora é um ponto turístico totalmente novo. É uma graça para quem mora aqui em Aparecida e vive desse ponto turístico, ponto histórico e principalmente um ponto de fonte religiosa onde todos aqui que chegam e entram dentro da igreja recebem a graça.”, afirmou o especialista em direito eleitoral.

Flora Morgana também foi até a inauguração e contou emocionada que a história da igreja se conecta com a da sua família, já que seu tio-avô construiu o santuário e nela ela foi batizada e posteriormente se casou. “Eu fiquei extremamente emocionada, porque é a história da minha vida, a história da minha família e eu gosto de ver representado.”, disse ela.

Compartilhar em:

Notícias em alta