Na última sexta-feira, (05), foi inaugurada em Aparecida de Goiânia, na Rua São Miguel, Jardim Nova Era, a Clínica TEIA, maior unidade pública do Estado de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com Transtorno de Espectro Autismo (TEA) .
Por meio de emenda criada pelo Senador Jorge Kajuru (PSB) e convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), a unidade já possui recursos para custear suas despesas mensais até o final do ano, como fez questão de frisar o senador goiano, “a instituição será referência e modelo no Brasil. Consegui recursos junto ao presidente Lula no montante de R$30 milhões para a manutenção deste ano todo. Porque não adianta nada o político, entregar o dinheiro de uma obra e esquecer dela. O mais fundamental é o custeio dela”.
Além do senador, o evento contou também com as presença do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, o superintendente executivo da AGIR, Lucas Paula Silva, o promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Reuder Cavalcante Motta, além de vereadores e secretários municipais, dentre outras autoridades e representantes de instituições.
Na unidade serão atendidas crianças de 1 a 6 anos de idade portadoras do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) precoce. “Estou muito feliz de entregar essa clínica, principalmente porque sou avô de uma criança autista. E sabemos da importância que é o atendimento aos espectros autistas. Iremos atender cerca de 240 crianças. Inicialmente 120 delas serão custeadas com recursos federais e a outra metade pela própria prefeitura”, salientou o candidato à reeleição Vilmar Mariano.
Atendimento será estendido a familiares e cuidadores de autistas
O prefeito Vilmar Mariano também ressaltou que a clínica estenderá atendimento para além de crianças autistas, ao mesmo tempo, as famílias e cuidadores das mesmas serão orientados e apoiados. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), num espaço bonito e acolhedor.
“Como disse o senador Kajuru, autoridades de vários Estados brasileiros estão vindo conhecer a instituição e implantar o modelo em suas federações. Aparecida mais uma vez entra para a História como referência nacional”, destacou o prefeito Mariano.
Para ser atendida pela unidade a criança passará por uma avaliação
A Clínica Teia será especializada no tratamento dos portadores de todos os graus de autismo, com acompanhamento intensivo e comprovadamente eficaz.
Para ser assistida pela unidade os pacientes passarão por uma triagem para a avaliação do grau autista e posteriormente será encaminhada para a Central de Regulação de Aparecida.
“O atendimento será especializado pelo SUS. A criança será encaminhada para uma unidade básica, lá a equipe fará a avaliação do grau da doença e, se ela possuir o perfil exigido pelo protocolo, passará para a Central de Regulação que fará o agendamento aqui na TEIA. Aqui o atendimento terá uma abordagem ampla com tudo que a criança necessita em um só lugar”. Explicou o secretário de saúde municipal, Alessandro Magalhães. Segundo ele, os profissionais prestarão atendimento aos pacientes, seguindo um protocolo que foi desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, seguindo a cartilha da ABA, avaliada hoje por especialistas como a maior referência mundial em tratamento terapêutico.
“A Clínica TEIA tem um custo benefício para a cidade inédito no País”, avalia promotor da saúde pública
O promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Reuder Cavalcante Motta, especialista na área de saúde pública, teceu elogios ao trabalho que vêm desenvolvendo o secretário Alessandro Magalhães, que segundo ele trabalha incansavelmente dia e noite, pela Saúde dos aparecidenses.
E enfatizou, “sou promotor desse setor, tenho contato com colegas nesta mesma posição por todo o País e posso afirmar que essa nova Clínica TEIA, possui um custo benefício para a cidade que não vi em nenhum outro lugar no Brasil”.
Também presente na inauguração, o superintendente executivo da AGIR, Lucas Paula Silva, falou do pioneirismo de Aparecida, ao deter a maior unidade e a melhor estrutura para atender os autistas goianos.
“Hoje nessa Clínica se inicia um novo projeto de interação tecnológica, este será o primeiro lugar que vai usar uma ferramenta de orquestração do cuidado assistencial às crianças autistas, algo inédito no País”, comemorou Magalhães.
Bastante emocionada durante a cerimônia de inauguração, a presidente da Associação das Mães em Movimento pelo Autismo em Goiás, Letícia Amaral, declarou que a Clínica TEIA , veio para mudar gerações, visto que o tratamento precoce da doença é fator primordial na vida dos autistas, “é essencial para que a gente garanta que essa geração que será atendida aqui possa ter a oportunidade de ser funcional e viver melhor, ser inserida na sociedade e poder gozar de todos os seus direitos.”
Centro Diabético para Aparecida
Autor da proposta da emenda, Senador Kajuru, disse que a unidade será completa aos portadores da doença e será mais uma conquista que vai transformar Aparecida em referência nacional também no atendimento aos diabéticos.
Na oportunidade, o senador Jorge Kajuru anunciou também a criação do quinto Centro Diabético do Brasil, em Aparecida.
Com previsão de inauguração até o próximo mês de junho, em parceria firmada com a Prefeitura Municipal, que irá providenciar a área onde será construída a unidade.
“Será uma unidade de atendimento completa aos portadores da doença, mais uma conquista que vai transformar Aparecida referência nacional também no atendimento aos diabéticos”.
Texto: Suely Carvalho
Confira reportagem áudio visual em nosso canal do Youtube.