A prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com o Governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), entregou neste sábado (12/8), 50 escrituras para famílias de Abadia de Goiás, região metropolitana de Goiânia. A ação faz parte do programa Pra Ter Onde Morar. A solenidade foi dirigida pelo presidente da Agehab, Alexandre Baldy e pelo prefeito da cidade, Wander Saraiva (PP). Outras três escrituras por meio da prefeitura, referente a áreas públicas municipais também foram entregues na ocasião.
“A dignidade da moradia também está na segurança jurídica que uma escritura oferece ao beneficiário. É a realização de um sonho”, ressaltou Baldy durante o evento.
Segundo o presidente da Agehab, há uma previsão de que em setembro, 42 casas devem ser entregues no município por meio do programa.
“Já solicitamos do governador Ronaldo Caiado que em setembro, possamos entregar aqui 42 moradias do programa Pra ter Onde Morar. São casas com custo zero para a população”, informou o presidente da agência.
“A regularização fundiária é complexa e conta com muitas etapas. Para executá-lo, a Agehab trabalha em parceria com outras entidades, como Ministério Público Estadual, prefeituras, Procuradoria-Geral do Estado, cartórios”, explicou ainda Alexandre Baldy.
Também presente no evento, o deputado Federal Adriano Avelar (PP), enfatizou que, além da disposição do governo do Estado através deste programa, a luta do prefeito Wander Saraiva foi de suma importância para essa conquista no município.
“Temos que gradecer o prefeito Wander e seu vice André, pela incansável luta para esta conquista. Estendo meu reconhecimento também a Câmara de vereadores por está realização”, disse o deputado.
“Através da Agehab, o governador Ronaldo Caiado está fazendo a diferença na habitação no Estado de Goiás. Com muitos investimentos também na área social, a vida das pessoas em nosso Estado tem ficado cada vez melhor”, elencou Adriano Avelar.
O prefeito Wander Saraiva, pontuou a importância para cada família do município ao receber este documento, já que, a maioria aguardava essa solução a mais de 30 anos.
“Foram 53 escrituras, sendo três da prefeitura, de áreas públicas municipais, e 50 por parte do governo do Estado. Muitos aguardavam a mais de 30 anos essa regularização”, disse Wander.
“Nós fizemos esse compromisso para nossa gestão, de trabalhar a regularização fundiária em todos os bairros necessários na cidade, em parceria com o governo do Estado. Hoje realizamos aqui o sonho destas famílias”, comemorou o prefeito.
O gestor reafirmou que em setembro fara a entrega, por meio da Agehab, de 42 casa populares, fruto de parceria com o município, que cedeu a área para as construções, e o Estado com o custeio das moradias. Segundo o prefeito, em parceria com a Câmara municipal, outras onze moradias também serão entregues em breve.
“São 42 casas construídas em parceria entre município e Estado, que serão entregues em setembro. Também vamos entregar outras onze casas feitas pela prefeitura em parceria com a Câmara”, pontuou Wander, que informou ainda que a Agehab já autorizou para breve a construção de mais 50 moradias em Abadia de Goiás.
De acordo com o governo de Goiás, já foram entregues, desde 2019, mais de 6,6 mil escrituras gratuitamente. Outras 1,2 mil escrituras estão prestes a ser entregues e 25,9 mil, em andamento.