Uma cadela e um jabuti foram resgatados nesta terça-feira (20/08) de uma casa abandonada no setor Jardim Mandu I, em Luziânia, onde estavam presos sem acesso a água ou comida. Segundo o delegado Rony Loureiro, os animais se encontravam confinados em um ambiente insalubre e debilitados.
“Quando fomos entrar na residência, ratazanas já corriam pela casa e a cachorra logo se apresentou entre móveis acumulados e abandonados. Ali havia um frasco, uma vasilha realmente de ração, porém vazando ali para todo lado, ela é uma vasilha aberta nas laterais. A água era velha ali com resíduos no fundo, demonstrando que não era trocada”, contou o delegado responsável pela operação.
Dessa forma, os agentes da Polícia Civil e Técnico-Científica confirmaram a situação de maus-tratos e instauraram o inquérito para apuração e responsabilização criminal do dono dos animais. O crime tem pena de 2 a 5 anos de reclusão.
A cadela foi encaminhada para uma clínica especializada onde receberá cuidados e poderá ser adotada. O jabuti está sob os cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).