Hoje é 23 de novembro de 2024 11:25

Polícia prende 2 suspeitos de aplicar golpe do falso aluguel em Goiânia

Investigados teriam aberto mais de 40 contas bancárias para movimentar o dinheiro recebido com o esquema que fez ao menos 10 vítimas
Eram usadas fotos de imóveis na internet para criar falsos anúncios de aluguel enquanto os suspeitos se passavam por corretores ou proprietários // Foto: PCGO

A Polícia Civil de Goiás prendeu dois homens envolvidos em um esquema de fraudes de aluguel que já fez, pelo menos, 10 vítimas em Goiânia. Túlio Dias Gomes e Leonardo Ferreira Santos foram detidos nos dias 27 e 30 de setembro por aplicarem golpes por meio de anúncios falsos de imóveis nas redes sociais.

Túlio, apontado como o principal responsável pelo esquema, foi preso na última segunda-feira (30/09), no Residencial Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. De acordo com a investigação, ele abriu 32 contas bancárias em seu nome para, supostamente, movimentar o dinheiro das vítimas e já possui diversos registros criminais, incluindo furtos, receptação e estelionato.

Já Leonardo, suposto cúmplice, foi preso em flagrante na sexta-feira (27/09), no Setor Retiro do Bosque, também em Aparecida de Goiânia. Foi apurado que, em apenas dois meses de 2024, Leonardo abriu 10 contas bancárias para facilitar as operações.

Autores assumiam identidades falsas de donos de imóveis

Conforme informado pelos policiais, os suspeitos utilizavam fotos de imóveis disponíveis na internet e criavam falsos anúncios no Facebook Marketplace, atraindo pessoas que buscavam aluguéis. Fingindo serem corretores ou proprietários, eles pediam um adiantamento, geralmente equivalente a um mês de aluguel, para “reservar” o imóvel. As vítimas, acreditando estar fechando um bom negócio, transferiam os valores para contas bancárias, mas nunca recebiam as chaves.

De acordo com o delegado Daniel de Oliveira, os homens utilizavam o WhatsApp para manter contato com as vítimas e assumiam identidades falsas com a intenção de passar mais credibilidade. “Os fraudadores assumiam falsas identidades, incluindo a de militares do Exército. Eles criavam desculpas sobre os proprietários que estariam em viagem para justificar os atrasos na entrega dessas chaves”, comentou.

Além das fraudes relacionadas a aluguéis, a dupla também está envolvida em investigação de golpes relacionados a empréstimos, negociações de dívidas e fraudes em aplicativos de carona, onde supostamente pediam dinheiro para adiantar combustível.

Túlio e Leonardo foram autuados pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, falsa identidade e fraude eletrônica. A imagem dos suspeitos foi divulgada na tentativa de identificar outras possíveis vítimas.

Compartilhar em:

Notícias em alta