Reeleito prefeito de Anicuns com mais de 7 mil votos, Paulinho do Barreirão (União Brasil) é cotado para disputar a presidência da Associação Goiana de Municípios (AGM). Ele lidera uma chapa com a prefeita de Edealina, Cristina Leandro, que visa fortalecer as gestões municipais e defender o pacto federativo em Goiás. Caso sejam eleitos, Cristina se tornará a primeira mulher a ocupar a vice-presidência da AGM, instituição que, em 66 anos, nunca teve uma mulher em sua diretoria principal.
Cristina, de 42 anos, iniciou sua carreira política em 2012 como vice-prefeita e foi eleita prefeita de Edealina em 2020, sendo reeleita em 2024 com 70,92% dos votos. Ela integra um grupo crescente de 36 mulheres prefeitas eleitas em Goiás.
“Ser candidata à vice-presidência da AGM é muito representativo, pois mostra que as barreiras de gênero estão sendo rompidas, incentivando novas gerações de mulheres a se engajarem na política e em cargos de decisão. Isso fortalece a luta pela igualdade de gênero e demonstra que as mulheres são fundamentais no desenvolvimento dos municípios goianos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada”, ressalta Cristina.
Paulinho do Barreirão, empresário do setor de supermercados, começou sua carreira política em 2008 como candidato a vice-prefeito de Anicuns. Ele foi eleito prefeito pela primeira vez em 2020 e reeleito em 2024, destacando-se pela reestruturação econômica do município.
Entre 2017 e 2020, Paulinho presidiu a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Anicuns (Acians) e, atualmente, é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) na Região Oeste. Paulinho enfatiza que sua candidatura é resultado de um compromisso coletivo com as causas municipalistas.
“Esse projeto nasce de um grupo que, assim como eu, tem compromisso com as causas municipalistas. Estamos dialogando com os prefeitos eleitos sobre a importância do fortalecimento e desenvolvimento dos municípios goianos e a defesa do pacto federativo, promovendo iniciativas que assegurem melhores condições para a gestão pública local”, afirma o prefeito.
A chapa de Paulinho e Cristina conta com o apoio de deputados influentes, como o federal Glaustin da Fokus (Podemos) e os estaduais Henrique César (Podemos) e Lincoln Tejota (União Brasil), o que fortalece ainda mais sua posição na disputa pela liderança da AGM.
Se eleitos, Paulinho e Cristina prometem um mandato de dois anos voltado ao desenvolvimento local e ao fortalecimento dos municípios goianos, destacando a importância de uma gestão eficiente e inclusiva.