Na manhã desta terça-feira (25/06), 12 pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil para investigar crimes de lavagem de dinheiro que resultaram em um prejuízo de R$ 100 mil para uma lotérica localizada em Goiânia, que seria o alvo do crime.
A ação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, em colaboração com a Polícia Civil do Estado do Pará, mobilizou 65 policiais civis e teve o objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão. A chamada Operação Pé de Coelho ocorreu em Goiânia (GO), Guapó (GO), Senador Canedo (GO), Brasília (DF), Belém (PA) e Ananindeua (PA).
Segundo as autoridades, o golpe envolvia a criação de boletos bancários falsos que imitavam os legítimos para induzir as vítimas a efetuarem os pagamentos. Entretanto, eram alterados os códigos de barras ou usados métodos de engenharia social para que os valores fossem encaminhados para as contas dos investigados.
A delegada Bárbara Buttini, responsável pelo caso, explicou que a investigação está próxima do seu fechamento depois das prisões preventivas, mas os policiais devem apurar a relação de outras pessoas com o crime. “Com os elementos apreendidos hoje, podemos abrir autos complementares para prosseguir e ver se há outros indivíduos envolvidos nessa associação criminosa”, disse em entrevista.