Hoje é 6 de outubro de 2024 19:38

Nuvem de poeira encobre Goiânia neste sábado

Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim, explicou que o fenômeno ocorre devido a chegada de uma frente fria
Fenômeno acontece porque o estado está há muitos dias sem chuvas e com muita poeira solta na terra | Foto: Portal Notícias Goiás

Uma tempestade de poeira atingiu Goiânia na manhã deste sábado (19/8). O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que o fenômeno ocorre devido a chegada de uma frente fria.

Uma ventania e tempo seco deixaram a visibilidade comprometida em algumas ruas. André Amorim ainda detalhou que o fenômeno acontece porque o estado está há muitos dias sem chuvas e com muita poeira solta na terra, com isso, a chegada de uma frente fria acaba levantando pó.

“Estamos há mais de 100 dias sem chuvas em várias regiões. Com a estiagem, o solo começa a desagregar, tem-se bastante material solto e está sobre a superfície”, disse André Amorim.

“Temos uma frente fria chegando com a possibilidade de ventania neste fim de semana, então, o que acontece é que essa frente fria está levantando o pó para a atmosfera”, completou o gerente do Cimehgo.

André Amorim também alertou que as pessoas precisam se proteger usando máscara, por exemplo, já que é muita poeira voando pela capital neste momento. Ele também ressaltou que não é algo anormal de acontecer e que o pó deve se dispersar em algumas horas.

“As pessoas precisam se proteger porque quem tem problemas respiratórios, agrava-se mais, além de que vai trazer uma sujeira muito grande para a grande Goiânia. Já a frente fria que se aproxima, pode trazer pancadas de chuvas isoladas, mas não em todo o estado”, finalizou o gerente do órgão.

Compartilhar em:

Notícias em alta