Hoje é 18 de setembro de 2024 23:02

Mutirão do Residencial Buena Vista atende mais de 130 mil pessoas em Goiânia

Mais de 200 serviços foram oferecidos de forma gratuita para a população, além da entrega de escrituras e anúncio de 18 novos ônibus escolares integrando a frota que leva estudantes da rede pública estadual e municipal

O quarto Mutirão de Goiânia do ano de 2024 ofereceu mais de 200 serviços de forma gratuita para a população, além da entrega de escrituras para os moradores. O evento aconteceu neste final de semana (18 e 19 de maio) com a participação de 130 mil pessoas e do prefeito Rogério Cruz, que anunciou ainda a adição de 18 novos ônibus escolares para atender os estudantes das redes estadual e municipal de ensino goianiense.

“Isso é muito gratificante. Quero parabenizar a secretária Millene Baldy e toda a sua equipe, aos nossos vereadores e a todos que têm trabalhado para colaborar para a nossa Educação municipal. Esse é o trabalho da Prefeitura de Goiânia. E nós garantimos isso para a nossa população, sabe por quê? Porque aqui tem trabalho”, comentou o gestor no momento da entrega, elogiando a secretária Municipal de Educação.

No Quarto Mutirão foram entregues ainda 90 escrituras, sendo que o processo de regularização de casas na região chega a 1,4 mil. Somente nessa gestão, mais de 10 mil imóveis receberam a sua documentação, um marco histórico para a Prefeitura. A expectativa é de que até o final do ano a quantidade de casas regularizadas nesse programa seja o dobro. Rogério Cruz alertou sobre a possibilidade de golpes.

“Se alguém chegar na sua casa, dizer que é da Prefeitura de Goiânia, dizer: ‘Vim aqui ajudar a tirar sua escritura, tem que preencher essa ficha aqui’, e se cobrar alguma coisa, faz o seguinte: vá na cozinha, diz que vai pegar um cafezinho, pega o telefone e liga para a polícia, porque as escrituras que a Prefeitura entrega são de graça”, reforçou o prefeito.

A primeira-dama Thelma Cruz se emocionou no momento em que mais de 90 pessoas receberam a tão sonhada escritura. “Muitos pais que estão aqui querem uma casa, no nome deles, para deixar para as suas gerações futuras, que são os seus filhos. Esta administração tem a responsabilidade de entregar na mão da família goianiense a escritura, dando o direito de dizer que essa casa é propriedade particular, exclusiva, sua e da sua família”, disse ela no evento.

Lizenita Pereira, moradora da região há 14 anos, comemorou o benefício. “De fato, a casa agora é minha. Estou muito feliz e agradecida pela Prefeitura de Goiânia”, falou. Almerinda Ribeiro da Silva, está há 12 anos em sua casa, e se alegrou ao receber a escritura. “Já tinha perdido a esperança. Agora posso dizer que tenho casa de fato. Vou colocar a escritura em um quadro de tão feliz que estou”, disse ela.

Além disso, a população teve acesso a mais de 200 serviços gratuitos. Entre eles, destacam-se a regularização fundiária, atualizações no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico), emissões de documentos, consultas médicas, encaminhamentos para cirurgias, exames de eletrocardiograma, castração de animais e cursos de qualificação profissional. A ação também promoveu campeonatos de futebol, cortes de cabelo gratuitos e inscrições para cursos de empreendedorismo organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

Neste sábado (18/05), foi realizado também o sorteio de 184 famílias que serão contempladas com lotes no Programa Casa da Gente. Os candidatos sorteados que atenderam a todos os critérios do projeto serão contemplados com lotes localizados no Jardim Colorado I, Setor Grajaú e Residencial Jardins do Cerrado 3.

A próxima edição do Mutirão de Goiânia já está confirmada e acontecerá na Vila Mutirão, na região Noroeste da capital, na primeira quinzena de junho. A iniciativa faz parte de um esforço da Prefeitura de Goiânia em levar serviços essenciais diretamente à população, promovendo maior acessibilidade e inclusão social.

Foto: Secom Goiânia

Tô no Mutirão

O evento contou com o Podcast Tô no Mutirão, apresentado por Jota Sobrinho e Ravena Carvalho, em que o prefeito Rogério Cruz conversou com as pessoas que buscaram atendimento no Residencial Buena Vista. “Aqui tivemos muitos resultados positivos. Estou muito feliz com esse primeiro dia. Conversei com muitas pessoas, beneficiamos outras e tenho certeza de que nossa expectativa de mais 100 mil atendimentos será batida”, afirmou o gestor municipal.

Na ocasião, o prefeito anunciou outros projetos que serão colocados em prática na região, como a transformação da Unidade de Saúde da Família do Residencial (USF) Buena Vista em Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais), o que vai ampliar os atendimentos de urgência e emergência.

Diuliene Patrícia Batista Rocha contou que durante o mutirão conseguiu atualizar seu Cadastro Único nos programas sociais, solicitou um documento de identidade para a sua filha e ainda participou de um curso de qualificação em panificação. “Adorei o Mutirão aqui perto de casa. Fiz isso tudo durante o dia, e estou muito feliz com os resultados. Fui muito bem atendida, e saio daqui satisfeita com o Mutirão”, disse ela ao prefeito.

Outra participação importante no Mutirão foi a do vice-prefeito da cidade de Jundiaí, Gustavo Martinelli. O gestor viajou para conhecer as tecnologias de zeladoria utilizadas pela Prefeitura de Goiânia, primeira capital a implementar a solução Mapzer, um sistema de mapeamento de problemas urbanos, como buracos em ruas e bueiros sem tampa, que reduziu significativamente essas irregularidades. “Viemos conhecer, aqui, esse projeto de tecnologia que identifica mais de 30 serviços de manutenção do município, referente à zeladoria, que queremos implantar lá em Jundiaí”, disse o vice-prefeito da 7ª cidade com o maior PIB do estado de São Paulo.

Compartilhar em:

Notícias em alta