Hoje é 30 de junho de 2024 16:12
Hoje é 30 de junho de 2024 16:12

Moderna e ampla, sede própria repagina o Legislativo de Aparecida de Goiânia

Concluída após cinco anos de lançamento da pedra fundamental, nova Câmara foi inaugurada com presença do governador em exercício, prefeito e outras autoridades
Obra custou R$ 22 milhões aos cofres públicos e coloca Aparecida de Goiânia no lugar merecido para uma cidade com mais de 500 mil habitantes // Fotos: Marcelo Silva/André Costa/Brunno Moreira

Após cinco anos e meio de lançamento da pedra fundamental, a sede própria da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia foi inaugurada no início da noite desta segunda-feira (24/6), em solenidade que contou com presença do governador em exercício, Daniel Vilela (MDB); do prefeito Vilmar Mariano (União); do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro; do deputado federal Professor Alcides (PL); o ex-governador Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB; além de diversas outras autoridades do município e cidades vizinhas.

Lançada quando Vilmar Mariano ainda era presidente do Legislativo, em 2018, a obra esteve paralisada e foi retomada em janeiro de 2023 pelo atual presidente da Câmara, André Fortaleza (foto abaixo), que readequou o projeto e finalizou a obra ao custo de R$ 22 milhões. Em discurso, Fortaleza agradeceu a todos e creditou a conquista da nova sede ao apoio que teve de cada vereador e da Mesa Diretora da Câmara.

“Foi um desafio, porque quando assumimos em 2021 essa obra estava paralisada. Economizamos durante dois anos, retomamos a obra em janeiro de 2023 e, com recursos próprios conseguimos chegar a esse resultado hoje, entregando uma sede nova para o povo de Aparecida”, declarou Fortaleza.

Ele destacou que, além de ser um marco para a cidade, a nova sede dará melhores condições de trabalho aos servidores e aos parlamentares, para que prestem serviço com mais qualidade e produzam mais.

“Essa nova sede dará todo o conforto não só para os paramentares, mas para a população vir buscar seus direitos e trazer suas reivindicações ao Parlamento aparecidense”, pontuou, ao mencionar que trata-se de uma obra moderna, digitalizada e com capacidade para abrigar 32 vereadores.

“Ou seja, temos Câmara Municipal pronta para receber vereadores daqui 20 anos”, completou.

Governador em exercício Daniel Vilela (ao centro), com Gustavo Mendanha e André Fortaleza

“Aparecida precisava de um prédio que garantisse mais dignidade à atuação dos vereadores e à população, que será melhor recebida nesta Casa de Leis e terá, assim, condições de participar mais ativamente das discussões sobre o município. Esta é a casa do povo”, destacou o governador em exercício Daniel Vilela, em entrevista coletiva logo após descerrar a faixa que inaugurava oficialmente a nova sede.

Ao discusar, o prefeito Vilmar Mariano (foto) parabenizou os vereadores pela conquista, relembrou sua longa trajetória na Câmara, onde começou em 2007 como assessor de vereador, e se disse orgulhoso com a nova sede.

“Confesso que era sub-humano trabalhar na Câmara Municipal, pois tínhamos um gabinete que cabia uma pessoa só e o cidadão precisa ser atendido lá fora”, disse, ao relembrar que foi em sua gestão que a sede foi transferida para o prédio alugado onde funcionava até agora.

O ex-deputado Leandro Vilela (MDB), provável nome do partido para disputar a prefeitura, classificou a nova sede como “um grande presente” para Aparecida de Goiânia: “Os vereadores, a sociedade, a população e a cidade ganham muito com esse brilhante prédio, que homenageia nosso saudoso Léo Mendanha”

“Estou orgulhoso e impressionado”, acrescentou, dizendo que a nova sede deixa a impressão de se estar no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás.

O deputado federal Professor Alcides lembrou que a sede própria anterior da Câmara fora construída quando ele era vereador, em 1978.

“Era uma Câmara simples, mas à altura do povo daquela época, ou seja, 46 anos atrás. Tínhamos uma Câmara pequena, que foi construída por esse que vos fala no governo de Freud de Melo. A cidade cresceu e hoje temos uma Câmara que vem de encontro aos anseios do povo aparecidense”, pontuou Alcides.

Durante discurso, o ex-prefeito Gustavo Mendanha agradeceu, em nome da família, a homenagem à memória do pai e se disse muito feliz pela escolha do nome da sede.

“Um homem simples e humilde que serviu com muita honradez ao município de Aparecida de Goiânia”, lembrou Gustavo, que participou da sessão solene acompanhado da esposa, Mayara Mendanha, da mãe, Sônia Mendanha, irmãos e familiares de Léo Mendanha.

“Meu pai sempre foi um entusiasta desta cidade. Trabalhou muito em defesa do nosso município e, sem dúvida, continuará sendo lembrado pela pessoa conciliadora, correta em suas ações e pelo excelente pai de família que sempre foi”, acrescentou.

Antes do encerramento da solenidade oficial, todos os vereadores foram convidados pelo presidente André Fortaleza para ir até a mesa e a cada um foi dado o direito de falar.

Construção pode abrigar até 32 vereadores

Situada na Rua Gervásio Pinheiro, no Setor Solar Central Park, próximo à sede da prefeitura, a nova Câmara de Aparecida possui ampla recepção, que dá acesso a duas edificações. A primeira é o plenário, onde ocorre as sessões, e a segunda abrigará os departamentos e diretorias, os gabinetes dos parlamentares e um grande auditório.

A parte baixa do plenário terá capacidade para acomodar 32 parlamentares, além dos cinco membros da Mesa Diretora, que ficarão na parte superior do plenário. Atualmente, a Câmara é composta por 25 vereadores.

O local também conta com uma galeria com 150 assentos para o público. Próximas ao plenário, estarão ainda a Diretoria Legislativa e a Diretoria de Comunicação, que tem espaço reservado para a imprensa externa.

O segundo prédio conta com quatro andares. No primeiro, fica a parte administrativa do órgão. Nos segundo e terceiro andares, estão os gabinetes dos vereadores. O último andar abriga o gabinete da Presidência e da vice-presidência.

Ao todo, são 34 gabinetes, também pensando no futuro em caso de ampliação do número de cadeiras parlamentares. Esta edificação também conta com um moderno auditório com capacidade para 153 pessoas, incluindo cadeiras para pessoas com deficiência (PNE) e obesos.

“Outro ponto de destaque é a preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e a economia financeira que a nova estrutura proporcionará. Foram instaladas placas solares, que fornecerão energia limpa, contribuindo significativamente para a redução de custos e impactos ambientais”, informou a Câmara, em nota.

Com a inauguração, as próximas sessões do Legislativo, após o recesso de julho, serão realizadas já na nova sede.

Compartilhar em:

Notícias em alta