Hoje é 16 de abril de 2024 01:43
Hoje é 16 de abril de 2024 01:43

Ministério da Fazenda avaliou Aparecida de Goiânia como melhor cidade para negócios em Goiás

Ministério da Fazenda avaliou Aparecida de Goiânia como melhor cidade para negócios em Goiás

De acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), avaliação realizada pelo Ministério da Economia, agora Ministério da Fazenda, Aparecida de Goiânia é a cidade que possui melhor ambiente para o empreendedorismo em Goiás.

Divulgado na última segunda-feira (09/1), o levantamento tem como objetivo avaliar o ambiente de negócios e concorrencial das cidades, considerando as perspectivas do governo, do setor privado e da sociedade civil.

Aparecida tem o melhor ambiente para empreender no Estado, segundo dados do ICM. A cidade atingiu 59,80 pontos, liderando entre as três cidades mais populosas de Goiás, ficando à frente de Goiânia (45,51) e Anápolis (44,04). O município também atingiu média de 532,74 pontos, de 0 a 1000 pontos, sendo a 5ª colocada na região Centro-Oeste, entre as cidades avaliadas.

O prefeito Vilmar Mariano (Patriota), aponta vários fatores que credenciam o município como um dos mais atrativos e competitivos no cenário econômico.

“A relação do poder público com o setor econômico, que busca atender quem empreende e gera empregos e renda, a política de desburocratização para abertura de novos negócios e ações que fortalecem o empreendedorismo local, como a Casa do Empreendedor, que oferece consultoria e apoio ao micro e pequeno empresário, são fatores que explicam esse crescimento”, analisa o gestor municipal.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Valéria Frazão, afirma que a vocação econômica de Aparecida tem sido potencializada.

“Temos hoje uma cidade grande, que oferece oportunidades, que gera emprego. Isso é resultado em grande parte dos processos decisórios da prefeitura em contemplar o município com abertura de novos empreendimentos e fortalecimento das micro e pequenas empresas”, destaca Valéria.

Um importante eixo de avaliação do ICM diz respeito à qualidade da regulação urbanística, isto é, como as normas de ordenamento e uso do solo urbano, impactam no desenvolvimento das cidades. Nesse ponto, Aparecida atingiu 63,73 pontos, acima da média nacional, que é de 57,75 pontos.

“É nossa responsabilidade o planejamento urbano e rural, visando o desenvolvimento da cidade de forma ordenada, além de proceder estudos, diretrizes e fiscalização da política municipal”, pontua Júlio César Mendes, secretário de Planejamento e Regulação Urbana  

“Com a recente aprovação do novo Código de Obras e Edificações estamos potencializando a qualidade da regulação urbana da cidade”, acrescentou o secretário.  

No quesito tributação, que avalia a carga tributária visando garantir a isonomia entre os diferentes agentes e evitar o excesso de benefícios tributários que podem privilegiar determinados setores da economia, o município de Aparecida atingiu 70,31 pontos, mais que o dobro da média nacional, que é de 38,89.

A edição 2022 do ICM contou com participação de 119 municípios brasileiros de todos os estados. Essa segunda edição destinou-se às capitais das unidades federativas, aos municípios que detinham, até abril de 2022, mais de 250 mil habitantes, e as cidades que se voluntariaram para participar da fase piloto do índice.

Os critérios foram definidos em nove eixos, sendo eles: empreendendo no município, infraestrutura do município, construindo o município, qualidade da regulação urbanística, liberdade econômica, concorrência em serviços públicos, segurança jurídica, contratando com o Poder Público e tributação.

O resultado geral é a soma das notas de cada um dos eixos que varia no intervalo entre 0 e 1000 pontos.

Confira a pontuação de Aparecida de Goiânia nos eixos melhor avaliada:

Empreendendo no Município

Aparecida: 59,80 pontos

Média Nacional: 50,64

Qualidade da Regulação Urbanística

Aparecida: 63,73 pontos

Média Nacional: 57,75

Concorrência em Serviços Públicos

Aparecida: 65,70 pontos

Média Nacional: 62,43

Segurança Jurídica

Aparecida: 49,77 pontos

Média Nacional: 43,52

Contratando com o Poder Público

Aparecida: 21,05 pontos

Média Nacional: 17,83

Tributação

Aparecida: 79,31 pontos

Média Nacional: 38,89

Compartilhar em:

Notícias em alta