O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) goianiense declarou neutralidade em relação aos candidatos Sandro Mabel (União Brasil) e Fred Rodrigues (PL) neste 2º turno em Goiânia. O comunicado foi feito pelo seu presidente municipal, Matheus Ribeiro, em publicação nas redes sociais e entrevistas à imprensa na tarde desta terça-feira (15/10).
Em nota publicada conjuntamente em seu perfil pessoal no Instagram e na conta do PSDB de Goiânia, o jornalista explica os motivos da neutralidade adotada pelos tucanos neste 2º turno da capital. “Diante do cenário atual, onde Sandro Mabel (UB) e Fred Rodrigues (PL) disputam a prefeitura, o PSDB de Goiânia, sob minha liderança, opta por não apoiar nenhum dos dois candidatos. Esta decisão visa respeitar a diversidade de opiniões entre nossos filiados e eleitores, deixando cada um livre para fazer sua escolha de acordo com suas convicções e os anseios de nossa cidade”, diz trecho da nota.
Candidato a deputado federal nas eleições de 2022 com 46.961 e quarto colocado nestas eleições municipais com 46.875 votos, Matheus Ribeiro se compromete a continuar dialogando com as pessoas que manifestaram desejo de mudança no pleito em curso. “Estamos comprometidos em manter o diálogo aberto e construtivo sobre o futuro de Goiânia, e enquanto cidadão, também farei minha escolha pessoal, que será anunciada em momento oportuno. Encorajamos todos os goianienses a participar ativamente do segundo turno, exercendo seu direito democrático de votar, garantindo que a decisão final reflita verdadeiramente a vontade do povo”, escreveu em outro trecho da nota.
Lideranças tucanas e governistas negaram rumores de que o governador Ronaldo Caiado teria procurado apoio de Marconi Perillo em favor de Mabel, conforme especulações divulgadas pelo jornal O Globo, recentemente. A rivalidade entre Caiado e Marconi e o anúncio de neutralidade no segundo turno também foram influenciados pelos vereadores tucanos eleitos Tião Peixoto e Aava Santiago, que se anteciparam ao diretório municipal e declararam apoio a Sandro Mabel (União Brasil). Dos candidatos a prefeito nestas eleições somente o senador Vanderlan Cardoso (PSD), candidato derrotado no 1º turno, definiu apoio a Sandro Mabel no 2º turno destas eleições.