Lideranças nacionais do União Brasil declararam apoio a Ronaldo Caiado neste sábado (15/06) para sua pré-candidatura a presidente em 2026 durante o Encontro Nacional do Partido, realizado em Aparecida de Goiânia. “Um projeto para o futuro do Brasil não pode ser um projeto de um só partido, tem que ser um projeto da soma de vontades,” disse Antônio Carlos Magalhães Neto, vice-presidente do partido.
O pré-candidato a presidente Ronaldo Caiado destacou a relevância de um partido coeso para que o país confie em seus representantes. “É importante um partido político sólido para que o país acredite naqueles homens e mulheres que estão lá debatendo temas relevantes. E como tal, é assim que este novo partido se apresenta como o mais qualificado em termos de quadros para poder debater temas nacionais, temas estaduais e temas municipais”, afirmou o governador.
Segundo o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, a articulação é necessária nesse momento político. “Já começou a corrida presidencial. Ele está aqui nessa trilha, nesse trabalho. Caiado é um símbolo do partido. Ele tem trabalhado muito ao longo de 30 anos fazendo política pública. Passou por todos os estágios, foi deputado federal, senador, governador por duas vezes e é uma pessoa experimentada, representa o partido e vamos em frente”, afirmou.
O senador Sérgio Moro expressou seu apoio ao governador, elogiando sua postura política e sua gestão na segurança pública em Goiás. “Em Goiás, os indicadores de segurança pública melhoraram sensivelmente, graças à gestão do governador Ronaldo Caiado,” disse Moro, criticando a administração atual do governo federal e destacando a necessidade de pacificar o país. “O governador respeita o adversário, respeita as liberdades e a democracia e precisamos pacificar o país.”.
Antônio Carlos Magalhães Neto, vice-presidente do partido, enfatizou a relevância de lideranças fortes para a construção de um partido coeso e bem estruturado. “Ronaldo Caiado, pela sua história, pela sua trajetória e pela liderança que tem dentro do partido, aos poucos vai se tornar uma unanimidade,” afirmou ACM Neto.
Ele também mencionou a necessidade de trabalhar em conjunto com outras lideranças políticas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. “O ex-presidente Jair Bolsonaro é, sem dúvida, do ponto de vista individual, a maior liderança desse campo de direita,” disse. “É preciso trabalhar o apoio dele, a participação dele nesse processo.”
O partido União Brasil, ao qual Ronaldo Caiado é afiliado, foi descrito como o partido mais novo e de maior porte do país, já nascendo com uma base forte de governadores e senadores. “O União Brasil é o partido mais novo desses de grande porte que nós temos no país,” explicou ACM Neto. “Hoje nós temos pré-candidatos em 14 capitais do país, inclusive em Goiânia, com o deputado Sandro Mabel,” afirmou.
Sandro Mabel: “Brasil e Goiânia merecem o padrão União Brasil de governar”
Durante o evento, Ronaldo Caiado manifestou o seu apoio a diversos pré-candidatos a prefeitos de Goiás. Sandro Mabel, de Goiânia, Vilmar Mariano, de Aparecida de Goiânia, e Eerizania Freitas, de Anápolis, afirmaram que o governador é um exemplo e vai ser a base para os seus governos caso vençam as eleições.
“O que o governador fez e faz é referência nacional. Esse modelo de gestão precisa ser levado para Goiânia e para o Brasil. Caiado tem o nosso total apoio na eleição presidencial em 2026”, enfatizou Sandro Mabel na convenção.
A pré-candidata a prefeita de Anápolis, Eerizania Freitas, afirmou que, caso ganhe as eleições, sua gestão será inspirada na do governador. “O melhor gestor de todos os tempos é exemplo da administração que teremos na cidade de Anápolis”, afirmou enquanto esteve no palanque.
Vilmar Mariano, prefeito de Aparecida de Goiânia, que também tem o apoio do governador para a sua pré-candidatura à reeleição na cidade, afirmou que está empenhado no projeto do governador. “Aparecida está unida para eleger Caiado presidente em 2026, Daniel Vilela governador e reeleger o nosso projeto aqui em Aparecida agora em 2024”, afirmou.