O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia do MDB, Leandro Vilela, propõe, em seu plano de governo, o Programa Nascer Aparecida, que visa premiar gestantes que realizarem todas as consultas recomendadas durante o pré-natal. O objetivo é aumentar a adesão ao acompanhamento médico, fundamental para a saúde da mãe e do bebê, incentivando o início do pré-natal antes das 12 semanas de gestação. A iniciativa busca melhorar os índices de saúde materno-infantil na cidade.
De acordo com o candidato do MDB, atualmente, apenas 68% das grávidas em Aparecida de Goiânia realizam as sete consultas de pré-natal recomendadas, o que compromete a saúde dos bebês e eleva os riscos de complicações. O programa, se implementado, oferecerá premiações a cada consulta concluída e, na última, recursos para ajudar na montagem do enxoval do bebê.
A ideia é criar uma rede de suporte para garantir o acompanhamento médico adequado. Leandro Vilela afirma que o início precoce do pré-natal é essencial para reduzir riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, prevenindo complicações que podem ser diagnosticadas e tratadas a tempo.
“É fundamental que todas as mulheres tenham acesso a um pré-natal de qualidade e que esse acompanhamento comece o mais cedo possível, de preferência antes do segundo mês de gestação. Com este programa vamos garantir que todas as mães de Aparecida tenham o suporte necessário para uma gestação segura e saudável”, destaca Leandro Vilela.
O Programa Nascer Aparecida integra um conjunto de ações propostas por Vilela para melhorar a saúde materno-infantil em Aparecida de Goiânia. Além de aumentar a adesão ao pré-natal, a iniciativa pretende fomentar uma cultura de cuidado integral com a saúde da mulher e do recém-nascido, reforçando a importância de um acompanhamento médico contínuo desde o início da gestação. De acordo com informações do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde, em 2023, Aparecida registrou cerca de 6.819 nascimentos de bebês.