As inscrições para o concurso público da Polícia Penal de Goiás foram prorrogadas até às 23 horas do dia 19 de agosto de 2024. Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Administração, as provas serão conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e visam preencher um total de 1,6 mil vagas para o cargo, com salário inicial de R$ 5.971,42, para uma carga horária de 40 horas semanais.
Para participar, o candidato precisa possuir um diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento, registrado em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e se inscrever no site do IBFC, onde também precisará pagar uma taxa de R$ 150.
As provas objetivas e discursivas devem ser realizadas no dia 15 de setembro nas cidades de Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Goiânia, Goianésia, Itaberaí, Luziânia, Rio Verde e São Luís de Montes Belos.
A seleção é dividida em sete fases. Após os exames objetivos e discursivos, o candidato precisa passar por uma avaliação médica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação de vida pregressa e investigação social, além de uma avaliação de títulos. Pessoas com deficiência também passarão pelas avaliações com o auxílio de uma equipe multiprofissional.
Os aprovados irão trabalhar na Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Vale ressaltar que o cargo exige a realização de viagens e a apresentação de serviços fora do expediente e do local de trabalho.