Hoje é 16 de abril de 2024 00:58
Hoje é 16 de abril de 2024 00:58

​Hospital Municipal de Caldas Novas realiza cirurgia ortopédica inédita

Também esta semana, prefeito Kleber Marra lançou o Banco de Empréstimos de Materiais de Reabilitação de Saúde, para atender a necessidade transitória de quem faz tratamentos de saúde ou recuperação em casa
Prefeito Kleber Marra acompanha início do procedimento de correção de fratura de platô tibial com fixação de placa: “É a primeira vez que uma cirurgia desse tipo é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Caldas Novas” // Fotos: Divulgação

O Hospital Municipal Dr. André Ala Filho, em Caldas Novas, realizou na quinta-feira (4/1) uma cirurgia de urgência, inédita na unidade de saúde. Trata-se a correção de uma fratura de platô tibial com fixação de uma placa importada, em paciente jovem que sofreu um acidente automobilístico.

O procedimento cirúrgico foi realizado pelo ortopedista Fernando Rezende e contou com uma equipe de especialistas. Segundo ele, esse tipo de lesão acomete a tíbia e constitui risco à integridade funcional do joelho, incluindo deformidade.

“Lutamos tanto por este avanço tecnológico no Sistema Único de Saúde, e toda classe médica está comemorando muito. Estamos concretizando parte da nossa missão, que é trabalhar para dar uma saúde de qualidade à população”, destacou o médico.

A realização da cirurgia inédita é resultado da ampliação na capacidade de atendimento na saúde municipal, em especial naquela unidade, e só foi possível graças às várias adequações realizadas no centro cirúrgico, interditado desde 2019. O atendimento só foi possível também em razão de aquisição de novos equipamentos cirúrgicos, como o arco cirúrgico, que permite maior precisão nas cirurgias ao produzir imagens em tempo real, como um equipamento de raio X.

Temos orgulho de buscar a humanização do atendimento’

Para o prefeito Kleber Marra, que acompanhou o início do procedimento, as cirurgias ortopédicas têm alta demanda e as melhorias são a concretização dos esforços de toda a gestão.

“É a primeira vez que uma cirurgia desse tipo é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Caldas Novas”, disse.

“Temos orgulho em proporcionar melhorias, investir nas demandas de cirurgias eletivas e, cada dia mais, buscar a humanização do atendimento ao usuário da rede municipal de saúde, oferecendo à população serviços mais complexos e com qualidade, através de equipamentos com tecnologia de ponta”, destacou.

O secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Brum, afirma que Caldas Novas sai na frente, ao promover uma cirurgia tão complexa na rede pública.

“Realizar esse tipo de procedimento em um hospital público demonstra o compromisso que a administração municipal tem com a saúde da população”, pontuou.

“Estamos avançando e não vamos parar. Vamos continuar oferecendo serviços de excelência em nossas unidades de saúde”, concluiu.

Prefeito lança Banco de Empréstimos de Materiais de Reabilitação

Ainda na área de saúde, o prefeito Kleber Marra lançou, nesta sexta-feira (5/1), o Banco de Empréstimos de Materiais de Reabilitação de Saúde, para atender a necessidade transitória de quem faz tratamentos de saúde ou recuperação em casa, com uso de cadeiras de banho, andadores, muletas e botas ortopédicas. Esses equipamentos serão disponibilizadas a pacientes do município de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa, segundo a prefeitura, visa garantir mais dignidade às pessoas que se encontram recuperação. Durante a entrega dos novos equipamentos, o prefeito destacou a importância do projeto, que ampliar a assistência de saúde no município.

“Tínhamos o sonho de trazer mais dignidade aos pacientes acamados e que muitas vezes se encontram imobilizados. Agora, com essa iniciativa lançada pela nossa gestão, as pessoas terão acesso a equipamentos que vão ajudar durante o processo de reabilitação”, disse Kleber Marra.

De imediato, o município adquiriu 50 cadeiras de banho, 50 muletas, 50 andadores e 50 botas ortopédicas. Além disso, a administração providenciou a compra de 50 camas hospitalares e 50 cadeiras de roda.

“Esse é mais um serviço da Prefeitura de Caldas Novas que vai ajudar na reabilitação de inúmeros pacientes”, pontuou Marra.

“Estamos desenvolvendo um projeto de reconstrução da administração, promoção à vida e um senso de proteção ainda maior à saúde da nossa gente. Passo a passo, vamos superando todos os desafios e construindo um município que aponta, cada vez mais, para o futuro”, finalizou o gestor.

Compartilhar em:

Notícias em alta