Hoje é 22 de novembro de 2024 13:21

Governo estadual e prefeitura de Goiânia adiam feriado para reduzir abstenção

Dia do Servidor público, que é comemorado em 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro; medida também foi seguida pelo TJGO
Em nota, o Governo de Goiás informou que a medida busca incentivar a participação da população no processo eleitoral // Foto: EBC/Agência Brasil

Seguindo decisão do Governo de Goiás, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), assinou, nesta segunda-feira (14/10), decreto que muda a data do feriado do Dia do Servidor Público do dia 28 de outubro (uma segunda-feira) para 1º de novembro (sexta-feira). A presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) também seguiu a decisão e emitiu um despacho, datado de 9 de outubro de 2024, determinando a transferência do feriado para 1º de novembro. A mudança tem como objetivo tentar reduzir a abstenção no segundo turno das eleições deste ano.

Em nota, o Governo de Goiás, cujo decreto mudando o feriado foi publicado no suplemento do Diário Oficial do dia 8 de outubro, informou que a medida busca incentivar a participação da população no processo eleitoral.

“Assim como vários governos estaduais e municipais, o Governo de Goiás transferiu o feriado do Dia do Servidor Público de dia 28 de outubro para 1º de novembro”, divulgou o governo, no comunicado.

Com a mudança de data, o feriado, que aconteceria na segunda-feira seguinte à votação do segundo turno, marcada para dia 27, último domingo de outubro, passa a ser na sexta-feira seguinte, dia 1º de novembro. Temia-se que, caso fosse mantido o feriado no dia 28, muitos eleitores viajaram no final de semana prolongado de 26 a 28 de outubro, com reflexo no aumento da abstenção no segundo turno.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 290.868 eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno em Goiás, realizado dia seis de outubro. Haverá eleição em três municípios no segundo turno:

Em Goiânia, Fred Rodrigues (PL) x Mabel (UB); em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB) x Professor Alcides (PL); e em Anápolis, se enfrentam Márcio Correa (PL) e Antonio Gomide (PT).

A mudança na data do feriado deve impactar diretamente cerca de 90 mil servidores do estado e 50 mil servidores da prefeitura de Goiânia.

Compartilhar em:

Notícias em alta