O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou nesta segunda-feira (27/05) a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite 2024. O evento ocorreu pela manhã, na Escola Infantil São José, em Goiânia e teve presença do ilustre personagem Zé Gotinha, que conclama todos a incentivar a vacinação.
A campanha é realizada em todo o país e segue até o próximo dia 14, com o Dia D marcado para 8 de junho. A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de 1 a 5 anos de idade contra a poliomielite, o que equivale a 426.917 crianças, já que Goiás tem 474.353 crianças na faixa etária. Em todos os municípios vão ser instalados cerca de 900 postos para receber esse público. No Dia D, as unidades estarão abertas das 8h às 17h.
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma irreversível e pode levar à morte. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.
A realização da campanha neste momento é importante, pois o Brasil está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.
As crianças menores de 12 meses serão vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário com a vacina VIP. Para as crianças de um a quatro anos de idade, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP, desde que já tenham recebido as três doses da vacina VIP. Em Goiás foram distribuídas 360 mil doses de vacina VOP.
Embora a cobertura vacinal da poliomielite ainda não tenha alcançado a meta preconizada em todo o País (95%), o Programa Nacional de Imunizações está trabalhando para melhorar os indicadores.
Aparecida tem 38 postos de vacinação
Em Aparecida de Goiânia, que também iniciou nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra a poliomielite, as crianças menores de cinco anos podem ser vacinadas em qualquer um dos 38 postos de vacinação espalhados pela cidade.
Para vacinar as crianças, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende imunizar 95% das crianças menores de cinco anos que vivem na cidade. A estimativa é de que existam cerca de 48 mil nessa faixa etária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Aparecida de Goiânia, a vacinação nas UBSs funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Alto Paraíso
UBS Anhambi
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Boa Esperança
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Colina Azul
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Delfiore
UBS Expansul
UBS Garavelo Park
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Madre Germano
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda
UBS Papilon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul 2
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Tiradentes
Veja locais de vacinação em Anápolis
Em Anápolis, além da vacina contra a poliomielite, os postos de saúde da rede municipal também estão realizando imunização contra outras doenças. As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana) e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Postos fixos
De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos
São Lourenço
Vivian Parque
Segunda a sexta-feira (das 7h30 às 21h)
Anexo Itamaraty
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Parque Iracema
Recanto do Sol
São José
Ilion Fleury (Osego)
Vila União
Postos volantes diários (9h às 16h)
Abadia Lopes da Fonseca
Arco-Íris
Arco Verde
Jardim Guanabara
Parque dos Pirineus
Santa Maria de Nazareth
Santo Antônio
Tropical
Vila Formosa
Vila Norte
Semanalmente das 9h às 16h
Segunda-feira
Alexandrina
Vila Esperança
Santa Isabel
Terça-feira
Dom Manoel
Maracananzinho
Leblon
1ª terça do mês: Interlândia e Souzânia
3ª terça do mês: Goialândia
4ª terça do mês: São Vicente e Branápolis
Quarta-feira
Vila Fabril
Alvorada
2ª quarta do mês: Joanópolis
Quinta-feira
Jardim Esperança
Jardim das Américas
Maracanã
Sexta-feira
Santos Dumont
Jardim das Oliveiras