O Governo de Goiás, através da GoiásFomento, lançou o programa de financiamento a juro zero voltado para feirantes, trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas. A linha de crédito, chamada Mais Crédito Taxa Zero, é inteiramente subsidiada pelo governo estadual, visando apoiar esses grupos na organização e fortalecimento de seus negócios, de forma a gerar mais emprego e renda.
“É ordem do governador que possamos atender os microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos empresários goianos”, afirma Lucas Fernandes Andrade, diretor administrativo e financeiro da GoiásFomento e presidente interino da instituição. Ele destaca que o órgão tem sido um exemplo nacional em suas linhas de crédito e programas, com taxas de juros extremamente acessíveis.
Entre os outros programas disponíveis para os microempreendedores está o chamado Mais Crédito. Esta modalidade é subsidiada pelo Fundo de Equalização para o Empreendedor (Fundeq) e nela são permitidos financiamentos de até R$ 21 mil, com taxa de juros de 1,69% ao mês, prazo de pagamento de até 24 meses e carência de até três meses.
A agência também promove a Semana de Crédito em bairros de Goiânia e municípios do interior de Goiás, com a intenção de se aproximar de potenciais clientes e facilitar o acesso ao crédito. “Nossa equipe técnica está preparada para oferecer todas as informações necessárias para que os empreendedores possam obter crédito e expandir seus negócios”, acrescenta Fernandes.
O comerciante José Peixoto, de Ipameri, concluiu o pagamento das parcelas de seu primeiro financiamento em junho e afirma que ele foi essencial para reforçar o estoque do seu estabelecimento. “A GoiásFomento me ajudou muito. Agora vou em busca do dinheiro para comprar mais mercadorias.”
Processo para obter um financiamento na GoiásFomento
Para obter um financiamento, o microempreendedor individual deve comprovar o uso de pelo menos 70% do valor financiado, apresentando notas fiscais ou comprovantes de pagamento de despesas. Já as garantias aceitas são: aval com renda fixa, alienação fiduciária de imóvel, fundo de aval (complementação), sociedade garantidora de crédito e fiança bancária.
Os itens financiáveis incluem todos os necessários para o desenvolvimento das atividades do empreendimento, desde que sejam apresentadas as notas fiscais ou documentos comprobatórios. Além disso, o empréstimo pode cobrir despesas de contratação, como TAC, IOF, seguros e garantias.
O processo para solicitar um empréstimo pode ser feito inteiramente pelo site da GoiásFomento. Dentro da plataforma, o empreendedor deve acessar a opção “Solicitar Crédito” e “Quero me cadastrar”. Com uma conta no sistema, é preciso entrar na opção “Solicitar Empréstimo” e preencher todos os dados pessoais, além de escolher a linha de crédito desejada e confirmar a solicitação. Depois de concluir todos os passos, o andamento do processo pode ser acompanhado pelo e-mail.