O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu no começo desta quinta-feira, dia 9, um alerta de onda de calor para estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
O Inmet explica que o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.
Em Goiás, institutos como Climatempo e o Cimehgo preveem uma média de temperaturas mínimas 25° e máximas de 39° desta quinta-feira, dia 8, até o próximo domingo, dia 12. O Ministério da Saúde faz as seguintes recomendações para a população se proteger em dias de calor extremo.
– Usar protetor solar;
– Evitar a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas;
– Usar chapéus e óculos escuros;
– Proteger as crianças com chapéu de abas;
– Usar roupas leves e que não retêm calor;
– Diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados.
Ainda de acordo com a previsão do Inmet, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. A partir do sábado, dia 11, se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.