O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o estado de Goiás nesta segunda-feira (21/10), indicando o risco de chuvas intensas e tempestades que podem atingir diversas cidades de Goiás até esta terça-feira (22/10).
O aviso de perigo engloba os municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Água Limpa, Águas Lindas de Goiás e Alexânia. Nesses locais, há risco de chuvas de até 60 mm/h, acompanhadas de rajadas de vento que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, além de descargas atmosféricas. Ainda existe a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O outro alerta, de perigo potencial, vale para o restante do estado, onde as chuvas devem ficar entre 20 e 30 mm/h e os ventos entre 40 e 60 km/h. Nessas condições, o risco de alagamentos e problemas decorrentes das precipitações é baixo.
As chuvas, no entanto, devem continuar no decorrer da semana. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a combinação de calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuvas irregulares, que podem ser mais ou menos volumosas de acordo com a localidade.
Diante do risco de chuvas intensas, o Inmet orienta que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e fique atenta às condições das vias públicas, principalmente durante temporais. Em caso de ventos fortes, é aconselhável não se abrigar debaixo de árvores e afastar-se de placas de propaganda e estruturas metálicas.