O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma onda de calor deve atingir Goiás, o Distrito Federal e mais cinco estados nas próximas semanas. A previsão é de que os termômetros registrem 40ºC ou mais em cidades localizadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
De acordo com informações do instituto, a onda de calor ocorre devido a persistência de uma massa de ar quente e seco que deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região Centro-Oeste do Brasil.
Segundo o prognóstico do Centro de Informações Metereológicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a forte onda de calor em Goiás acontece até o próximo sábado (25/8).
Nas regiões Norte e Oeste do estado, o calor pode chegar a 42º C. A previsão para Goiânia é de 34º a 35ºC.
“O cenário é de alerta. Não só para cuidados com a saúde, mas para prevenção contra incêndios, que se alastram mais rápido com o tempo seco e altas temperaturas”, destaca André Amorim, gerente da Semad.
Outro ponto que vale ressaltar é que podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, chegando a valores inferiores a 20%, principalmente, entre os estados de Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal.
Além de Goiás e DF, a previsão é de que o tempo quente e seco também atinja Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, na região Sudeste do país.
A orientação do Inmet é para que, nos próximos dias, a população beba bastante líquido e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Alívio no calor
A Semad também afirmou que o alívio no calor provavelmente virá a partir do domingo (27/8), com a aproximação de uma frente fria que vem do oceano Atlântico e subirá por Minas Gerais.
Existe a possibilidade de chuva nas regiões centro e norte de Goiás entre os dias 27 e 30 de agosto.