Nesta segunda-feira (12/08), a região metropolitana de Goiânia completa 108 dias sem chuvas e, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), deve continuar dessa forma na semana que se inicia.
Com o índice de umidade do ar variando entre 20% e 12%, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca a região Centro-Oeste em alerta laranja, ressaltando os riscos de incêndios florestais e perigos para a saúde.
Em levantamento feito pelo Cimehgo e pela Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais, as 22 unidades de conservação do estado estão com risco de incêndio moderado. Além disso, o órgão informa sobre o nível dos mananciais, que estão em queda gradativa devido à falta de chuvas.
Tempo em Goiás
Com o avanço do ar frio de origem polar, a região sul do estado deve registrar temperaturas menores nos próximos dias, mesmo que ainda com o predomínio de sol.
De acordo com informações do Cimehgo, as cidades de Goiás terão mínimas mais baixas pela manhã e máximas que podem chegar até 36°C durante a tarde, com ventos moderados.