O trabalho de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia (Semma), com apoio da Guarda Civil e Polícia Militar, resultou nesta quinta-feira, 1°, na apreensão de dois caminhões utilizados para extração irregular de areia no Setor Vale do Sol. A ação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima.
A atividade irregular ocorria em uma chácara nas proximidades do Córrego Santo Antônio, onde os veículos foram encontrados carregados de areia. Além disso, os fiscais confiscaram um caderno contendo anotações sobre a venda do material.
Os dois caminhões foram autuados em R$ 5 mil cada e encaminhados pela fiscalização para o galpão de apreensão da Semma. O proprietário da chácara, responsável pela atividade irregular nas margens do córrego, recebeu uma multa de R$ 20 mil.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen, destacou a postura firme da fiscalização. “Não vamos tolerar danos ambientais de qualquer maneira. Temos o dever de proteger o meio ambiente, e nossa fiscalização está empenhada em coibir qualquer irregularidade”, destacou.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida encaminhará o caso à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).
A extração irregular de areia contribui para o assoreamento dos cursos d’água, formação de processos erosivos e supressão da vegetação, tornando o ambiente mais suscetível aos impactos ambientais.
Para denúncias e informações, a Central de Atendimento da Semma está disponível 24 horas e pode ser contatada pelos telefones 3238-7216/7217 ou via mensagem de texto no Whatsapp 98459-1661.