Entre 9 e 11 de outubro, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) recebe a 1ª ExpoInd – Feira de Fornecedores de Tecnologias e Soluções para a Indústria de Goiás, juntamente com o 1º Prêmio Fieg de Inovação. Esses eventos ocorrem simultaneamente ao 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE), ressaltando a importância das transformações na indústria para aumentar a produtividade e expandir as exportações.
O evento visa apresentar novas tecnologias para o setor industrial e promover a inovação, reconhecendo empresas que já estão à frente no uso de soluções tecnológicas. William O’Dwyer, presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior, destacou que Goiás tem atraído investidores internacionais e se consolidado como um mercado promissor. O’Dwyer também frisou o crescimento da capacitação no estado, com o aumento de cursos voltados para esse mercado em expansão.
A ExpoInd é gratuita e aberta ao público, com inscrições pelo Sympla clicando aqui. Voltada para empresários, gestores, engenheiros, profissionais de TI e estudantes, a feira espera cerca de 15 mil visitantes, contando com mais de 70 expositores e 30 palestras. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com apoio do Sebrae Goiás e da QG Business, ocupando quase 4 mil metros quadrados de área expositiva.
O presidente da Fieg, André Luiz Baptista Lins Rocha (foto), falou sobre as expectativas de realização destes eventos nos próximos dias. “Estamos discutindo a Indústria 4.0 há muitos anos e sabemos que esse novo salto vai ao encontro da inovação, tecnologia e modernidade. Essa indústria é feita de pessoas e processos. E nosso trabalho tem se voltado a capacitação para atuar nessa indústria. E essa feira traz o que há de melhor para nossas indústrias do que está sendo oferecido no Brasil e no exterior. Nossa expectativa com essa feira é dialogar com empresários do Brasil e do exterior, assim como embaixadores. Queremos estimular a importação e exportação por parte de empresários goianos, bem como firmar parcerias novas com o comércio exterior”, declarou.
Entre os destaques da ExpoInd estão as inovações em automação, com tecnologias como braços robóticos e sistemas de Machine Learning e internet das coisas. Soluções voltadas para energia sustentável também ganham destaque, com exposições de painéis solares e geradores autônomos, além de estratégias para redução de custos energéticos e planejamento tributário para indústrias.
O 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE) ocorre simultaneamente à ExpoInd, com o objetivo de desmistificar a exportação e ajudar indústrias goianas a entrar em mercados internacionais. As rodadas de negócios deste ano focam nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal e indústria química, com compradores confirmados de países como Argentina, Bolívia, Chile e Peru, além de embaixadas de sete nações.