A Sabatina NG desta terça-feira (27/8) recebeu a candidata a prefeita de Anápolis do União Brasil, Erizania Freitas. Moradora da cidade há 45 anos, ela é servidora pública municipal na área da Educação e nas últimas gestões foi secretária municipal de Assistência Social e Educação. Avalizada pelo atual prefeito Roberto Naves (Republicanos) e pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ela é a aposta da base do governo estadual para gerir o terceiro maior colégio eleitoral de Goiás.
Durante a entrevista ela sorteou cinco de dez temas relacionados à gestão pública e um dos destaques feitos pela candidata foi relacionado às suas propostas na área da Habitação e Regulamentação Fundiária. “Tenho o privilégio de ter participado da gestão que criou o programa ‘Meu lote, minha história’, que tem por objetivo conceder lotes para famílias carentes construírem suas casas. Minha gestão vai ampliar esse programa em parceria com o governador Ronaldo Caiado para conseguirmos financiar essas construções. Vamos ampliar também a regularização das moradias construídas a partir de 2016. Mais de 30 bairros e os 4 distritos que temos já foram alcançados por essas ações que serão ainda mais ampliadas na minha gestão”, destacou.
Na temática Mobilidade e Lazer a candidata revelou quais serão as prioridades e revelou que tem planos para construção de um viaduto na principal avenida da cidade. “Mobilidade e lazer andam juntos. Menos tempo preso no trânsito significa mais tempo para estar com minha família e na prática de atividades esportivas. Vamos trabalhar para dar maior fluidez no trânsito e modernizar as calçadas dos nossos bairros, especialmente no Centro da nossa cidade. Temos planos também de construção de um viaduto na Avenida Brasil no cruzamento com a Rua Engenheiro Portela para melhorar o trânsito, especialmente para os trabalhadores que se deslocam todos os dias para o DAIA. Vamos investir em ciclovias, onda verde e nas faixas exclusivas para ônibus e no investimento para tarifa social no transporte público”, evidenciou.
Candidata da base do governo estadual, Erizania Freitas falou sobre as relações institucionais que fará com o governo estadual e a sociedade civil organizada em Anápolis. “Sou servidora pública há 25 anos e nos últimos 10 anos tenho contribuído como secretária. Tive minhas contas públicas aprovadas pelo Tribunal de Contas em todos os trabalhos que realizei. Estou ao lado do melhor governador e governo estadual do Brasil, que é a do governador Ronaldo Caiado. Em diálogo com empresários e o terceiro setor, faremos uma gestão voltada para o social para cuidar das famílias, idosos e crianças. Caiado destravou todas as questões desburocratizou os problemas do DAIA o que permitiu investimentos de mais de R$ 40 milhões e possibilitará a geração de mais de 20 mil empregos nos próximos anos. O governo estadual investiu mais de R$ 600 milhões e não temos problema de abastecimento na nossa cidade. Muito aprendi com os cinco prefeitos com quem trabalhei e inspirada pelo governador Ronaldo Caiado, vamos fazer uma gestão de excelência”, contou.
Erizania Freitas também falou sobre sua principal bandeira, que é a Educação e destacou que sua gestão manterá o Arraiana no formato atual. “Enquanto prefeita de Anápolis irei manter o atendimento de berçário e vamos zerar o déficit da fila de espera por uma vaga de Cmei no município e consolidar a presença do auxiliar de educação nos cmeis para acompanharem essas crianças até a pré-escola. Temos um compromisso com a educação infantil e com a primeira infância, pois sabemos da importância deste desenvolvimento cognitivo, físico e motor. Continuaremos a pagar também a bolsa de iniciação esportiva que é importantíssimo. Vamos manter também os cinco dias de festa para comemorar o aniversário da nossa cidade e para arrecadarmos alimentos que são revertidos para atendimento às famílias mais carentes do nosso município. O Arraiana é importantíssimo pois dá a oportunidade das pessoas terem acesso à cultura a um preço popular e por fomentar a economia por meio do turismo”.
Veja abaixo a íntegra desta entrevista onde Erizania Freitas também falou sobre seus projetos para áreas como a da Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e sobre Gestão Pública e Relações Institucionais.