A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) abriu o período de atualização cadastral para crianças que aguardam vagas na Educação Infantil. Pais e responsáveis devem atualizar os dados dos filhos no Cadastro de Reserva, acessando o aplicativo Matrícula Aparecida ou no site da prefeitura na seção Matrícula Informatizada desta segunda-feira (11/11) até o dia 29 de novembro.
A SME informa que a atualização é obrigatória para todas as crianças já registradas no Cadastro de Reserva. Crianças com dados desatualizados serão automaticamente removidas da lista de espera. Essa medida visa assegurar que os dados estejam precisos para otimizar a oferta de vagas e garantir que as informações refletidas no sistema correspondam à real demanda por atendimento nas unidades de educação infantil da cidade.
“Ressaltamos a necessidade dos pais e responsáveis fazerem a atualização do cadastro de suas crianças em nosso sistema dentro do prazo estabelecido. E para aquelas pessoas que não possuem acesso à internet, teremos um atendimento presencial na sede da SME, no Setor Araguaia, onde técnicos da nossa secretaria irão auxiliar as famílias que nos procurarem presencialmente para atualizarem seu cadastro”, informou Fernanda Laura.
Para novas inscrições, o cadastro para crianças de seis meses a cinco anos de idade, que ainda não estão no sistema da Rede Municipal de Educação, abrirá no dia 13 de dezembro e seguirá disponível durante todo o ano de 2025. Esse cadastro contínuo permitirá que as famílias inscrevam seus filhos em qualquer período do próximo ano, ampliando o acesso à educação infantil em Aparecida de Goiânia.
Os responsáveis que realizarem o cadastro ou a atualização poderão consultar a lista de novos alunos admitidos a partir de 2 de janeiro. A relação será divulgada nos canais oficiais da prefeitura. Em caso de vaga disponível, será necessário que o responsável se dirija à unidade educacional indicada, levando documentos, comprovante de endereço e cartão de vacinação da criança.
A iniciativa da SME visa não apenas preencher as vagas disponíveis, mas também manter os dados atualizados para melhorar a organização e gestão de demandas na educação infantil. A previsão é que a atualização do Cadastro de Reserva e a inscrição de novos alunos facilitem o acesso das famílias ao sistema educacional, atendendo à crescente demanda por vagas no município.