O prefeito de Silvânia, Doutor Geraldo, marcou presença na solenidade de instalação simbólica dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Santa Cruz de Goiás, celebrando os 295 anos de um dos municípios mais antigos do estado. O evento, realizado na terça-feira (27/8), simbolizou a transferência temporária da capital para Santa Cruz, em homenagem ao legado histórico da cidade.
Sempre atento às tradições e à importância da história de Goiás, Doutor Geraldo ressaltou a relevância do evento, que contou com presença do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado.
“Parabéns ao povo de Santa Cruz, ao governador e à primeira-dama Gracinha Caiado pelo reconhecimento e valorização da nossa história”, destacou o prefeito, ao apontar a conexão histórica entre Silvânia e Santa Cruz, ambos municípios que fazem parte da origem do estado.
Durante a cerimônia, o governador enfatizou a importância de manter viva a memória dos pioneiros que moldaram o estado.
“Poucas pessoas sabem, mas Santa Cruz se tornou a capital do Estado quando a cidade de Goiás foi destruída por uma grande enchente, e assim permaneceu por muitos anos. Devemos sempre valorizar e resgatar a história, manter viva a tradição de homens e mulheres que desbravaram e construíram um Estado tão lindo”, declarou.
Município sediou o Governo estadual por 31 anos
A transferência simbólica da capital, que ocorre desde 2017, é uma forma de honrar a trajetória de Santa Cruz de Goiás, que foi sede do Governo de Goiás de 1839 a 1870. Após dois anos de suspensão devido à pandemia de covid-19, o ato foi retomado com grande participação popular e presença de diversas autoridades.
Além da solenidade, o Goiás Social levou uma série de serviços e ações à população de Santa Cruz, reforçando o compromisso do governo estadual com o bem-estar dos cidadãos.