A trajetória do maratonista Francisco Lima, de 91 anos, será retratada no documentário “Na trilha da vida”, que estreia no dia 30 de agosto na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. O filme, com sessões às 18h30 e 19h30, conta a história do atleta que começou a correr há quase uma década e já completou mais de 100 maratonas em diversas partes do mundo.
Seu Francisco, como é conhecido, é natural de Pernambuco e residente em Goiás há mais de 30 anos. Ele se considera goiano e leva o nome do estado nas competições. O documentário, produzido pela Tupi Filmes e dirigido por Raimundo Alves, destaca como a corrida de rua se tornou parte central de seu estilo de vida.
Além da história do maratonista, o filme de 15 minutos também aborda sua rotina, que começa às 5h da manhã, com treinos diários de cerca de cinco horas na academia. “Se estou me movimentando, estou vivo”, resume o atleta sobre sua dedicação à atividade física.
Realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, o projeto foi contemplado pelo edital de curta-metragem e documentário, promovido pelo Governo de Goiás. Além da exibição no dia 30, o filme será projetado em 10 sessões gratuitas para grupos em situação de vulnerabilidade. O documentário também conta com recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras e audiodescrição.
A equipe do filme inclui Raimundo Alves na direção e fotografia, Karla Rady no roteiro e Bruno Fiorese na edição. A trilha sonora é assinada por Katú Leão, e a produção contou com diversos profissionais para garantir a qualidade técnica e acessibilidade do projeto.