Hoje é 21 de novembro de 2024 13:00

Doação de terreno garante construção de IF Goiano em Porangatu

Obras devem começar em novembro, com previsão de entrega do primeiro bloco, com salas de aulas, laboratórios e quadra poliesportiva, em dois anos
Com capacidade para 1.200 estudantes, instituição vai oferecer cursos técnicos, de graduação e pós-graduação // Foto: Prefeitura de Senador Canedo

A cidade de Porangatu, no norte de Goiás, celebrou nesta terça-feira (14/08) a entrega da escritura da área destinada à construção de um campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O terreno de 2,2 alqueires localizado na rodovia GO-244 foi doado pela prefeita Vanuza Valadares (UB) e pelo seu marido, o empresário Eronildo Valadares.

Em seu discurso, ela enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento do município. “Uma nova unidade do IF Goiano em Porangatu representa um avanço significativo na oferta de cursos técnicos e de graduação, capacitando mão de obra qualificada e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, afirmou.

Segundo o reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, em um primeiro momento, a obra deve contar com um bloco de dois pavimentos de salas de aula, laboratórios, uma quadra poliesportiva e guarita.

O reitor explica que a expectativa é que a licitação seja publicada ainda no mês de agosto e que, em novembro, seja assinada a ordem de serviço. Além disso, a unidade, com capacidade para 1.200 estudantes, está prevista para ser concluída em dois anos.

Os cursos futuramente oferecidos ainda estão sendo definidos. “Nós estamos na fase final de levantamento de uma pesquisa socioeconômica da região para atender os arranjos produtivos locais. De posse dessas informações, nós iremos definir quais cursos técnicos serão implementados em um primeiro momento. Mas o Instituto Federal Goiano trabalha com a verticalização do ensino, com cursos de formação inicial e continuada, com cursos técnicos, graduação e pós-graduação”, afirma.

Sobre a importância da obra, o professor Elias de Pádua Monteiro reforça o papel fundamental da educação para a evolução de uma comunidade. “Nós teremos uma instituição que é avaliada como um centro de excelência na oferta de educação pública gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, e sabemos que qualquer desenvolvimento sustentável de uma região passa necessariamente pela formação, pela capacitação dos jovens, e isso vai trazer um impacto significativo para a cidade de Porangatu”, disse o reitor.

Compartilhar em:

Notícias em alta