O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran/GO) realiza uma operação para tirar de circulação veículos campeões de infrações de trânsito. O órgão fez um levantamento dos 100 maiores infratores e dois veículos já foram recolhidos ao pátio. Esses dois veículos apreendidos somam 1.443 infrações de trânsito apontadas por todos os órgãos autuadores e totalizam R$ 457 mil em multas.
“Semelhante a esses, temos vários outros condutores e o Serviço de Inteligência do Detran está fazendo a busca”, afirma o presidente da autarquia, Delegado Waldir Soares.
Até o momento, sete dos 100 veículos listados como maiores infratores foram retirados de circulação.
“Ao longo desse semestre a gente vai tirar uma boa parte deles de circulação. Pode se esconder por uns dias, mas vamos achá-los”, garante Waldir.
Segundo o presidente do Detran, a ação tem objetivo de melhorar a segurança no trânsito, ao retirar de circulação aqueles que insistem em desrespeitar a legislação e colocar em risco a segurança de todos,
A infração mais recorrente dos dois veículos apreendidos é o excesso de velocidade, mas os veículos circulavam totalmente à margem da lei, inclusive sem pagamento do IPVA e outras obrigações.
“Esses dois condutores praticamente zeraram o Código Brasileiro de Trânsito ao cometer todas as infrações tipificadas no CTB”, afirma Delegado Waldir.
‘O Detran vai arrochar’, afirma presidente do órgão
As infrações de trânsito são tipificadas do artigo 162 ao 255 do Código de Trânsito (Lei 9.503/97). A lei estabelece, no artigo 230, que o veículo que não esteja devidamente licenciado deve ser recolhido caso seja flagrado circulando em via pública.
“O que vemos é que esses condutores têm um total desrespeito às leis de trânsito e à vida”, ressalta o presidente do Detran, que, ao PORTAL NG, disse que em um dos veículos apreendidos o condutor trazia um crucifixo e no veículo também tem a frase “Senhor, me proteja”.
“Mas ele fala de Deus, querendo tirar a vida dos outros… Não é esse motorista que a gente quer continuar convivendo em Goiás. O Detran vai arrochar”, garante Delegado Waldir.
Só no primeiro semestre deste ano, ocorreram 48.901 acidentes em Goiás, que fizeram 523 vítimas fatais. São 76 mortes a mais que no mesmo período do ano passado.
“O excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes. Não podemos ser coniventes com esses números. Faremos o que tiver ao nosso alcance para preservar vidas no trânsito”, reforça Delegado Waldir.