Durante a sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta quinta-feira (15/2), deputados falaram à reportagem do PORTAL NG sobre a expectativa para o ano de 2024, avaliaram o trabalho desenvolvido em 2023, primeiro ano da atual legislatura, e comentaram a conquista de um avião, cedido pela Justiça em comodato para uso do Legislativo.
Apreendido em operação da Polícia Federal contra tráfico de drogas, avião Baron 95-B55 ficará à disposição dos deputados. A aeronave tem capacidade para seis pessoas e autonomia de voo de até 1.500 quilômetros.
A aeronave estará à disposição da Casa a partir de março, com prioridade para o presidente Bruno Peixoto (União Brasil).
Para conseguir a cessão, a Alego se comprometeu a compartilhar o uso do avião com o Corpo de Bombeiros, que terá prioridade para “operações críticas de resgate e atendimentos emergenciais, incluindo transporte célere de órgãos para transplantes”.
A previsão de custo anual para a utilização do avião é de R$ 400 mil a R$ 500 mil, incluindo seguro, manutenção e combustível. O uso do avião será regulamentado por ato da mesa diretora da Alego.
A aeronave poderá ser utilizada por deputados, comissões parlamentares, autoridades estaduais e federais em viagens oficiais, mas o uso do avião será proibido durante o período de eleições gerais, incluindo as eleições municipais de 2024.
A Alego justificou a necessidade do avião alegando que as atividades parlamentares não se limitam à sede da Casa e que há necessidade de deslocamentos para o interior do estado para audiências públicas, apurações de CPIs e outros eventos.
O presidente Bruno Peixoto destacou que o Estado de Goiás tem 246 municípios e que o uso do avião permitirá que os deputados realizem suas atividades de forma mais ágil e eficiente.
Paulo Cezar Martins (PL) exaltou o trabalho de Bruno Peixoto na presidência da Assembleia Legislativa e disse o que espera do ano legislativo que se inicia.
“O presidente Bruno cumpriu o compromisso com todos os deputados e hoje cada parlamentar tem condição de fazer o seu trabalho nas suas bases, no interior, o gabinete, a assessoria, para que a Assembleia possa estabelecer o seu papel de transformar isso para a sociedade”, afirmou em entrevista ao repórter Vinícius Portugal.
Sobre a conquista do avião para uso dos deputados, o deputado disse que a aeronave será útil, por exemplo, para os parlamentares fazerem o serviço de fiscalização nas comissões da Alego.
“Vai ficar mais barato para o deputado para poder prestar serviço, inclusive com economia, para atender melhor cada comissão”, pontuou.
Também falando ao PORTAL NG, Wilde Cambão (PSD), líder do Governo na Alego, destacou a parceria entre o Legislativo e o Governo estadual e pontuou que essa união deve permanecer em 2024.
“O sentimento que nós deputados temos é que a Alego vem ajudando muito o governador na discussão e aprovação de matérias importantes naquele momento que o estado passava uma crise fiscal, um momento crítico”, disse.
Cambão também considera positiva a conquista da aeronave para uso dos deputados, principalmente para deslocamento de parlamentares que moram mais distantes da capital.
“Acho que qualquer estrutura que você tenha para aprimorar e melhorar o mandato de deputado é importante e o presidente Bruno tem feito isso com muita maestria”, disse.
Já o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) destacou ao PORTAL NG a capacidade do presidente da Assembleia Legislativa de dialogar e atender demandas de deputados tanto da oposição como da base governista.
“Isso faz total diferença aqui na casa, todos os deputados terem total respaldo. O respeito com a oposição é muito importante para que a democracia cresça. Então fico muito feliz desse trabalho com Bruno Peixoto aqui na casa”, observou.
Sobre o avião que agora a Assembleia tem à disposição, Galindo disse que o estado é muito grande e a aeronave ajudará a percorrer todos os municípios.
“É um importante recurso que vai facilitar e tenho certeza que será usado com muita responsabilidade”, disse.
“Até porque aqui os deputados vão em busca de fazer o bem. Então é esse avião vai ser um meio para a gente vai conseguir chegar em mais pessoas de forma mais rápida e os deputados aqui vão combinar entre si e cada um vai fazer o uso para o bem do nosso Estado”, completou o deputado.