Hoje é 25 de novembro de 2024 00:05

Convenção oficializa no sábado nome de Adriana Accorsi para prefeita de Goiânia

Deputada federal do PT disputará a prefeitura pela coligação "Pra Cuidar de Goiânia", que une PT, PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSOL, PSB e PMB
Deputada Adriana Accorsi, pré-candidata a prefeita de Goiânia: “Vamos lutar muito para, juntos, cuidar da nossa cidade, cuidar da nossa gente” // Fotos: Divulgação

A deputada federal Adriana Accorsi (PT) será oficializada candidata a prefeita de Goiânia em convenção marcada para o próximo sábado (3/8), a partir das 8h30, no Auditório da Câmara Municipal de Goiânia. Ela disputará a prefeitura pela coligação “Pra Cuidar de Goiânia”, que une PT, PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSOL, PSB e PMB.

Ao PORTAL NG, a pré-candidata afirma que está confiante na disputa ao Paço Municipal e cita pesquisas de intenção de voto que demonstram chances concretas de se tornar a primeira prefeita de Goiânia. O pai dela, Darci Accorsi, foi prefeito da capital, na década de 1990.

“É muito gratificante saber que as pessoas estão reconhecendo nosso trabalho e nosso desejo de fazer mais por Goiânia. Vamos lutar muito para, juntos, cuidar da nossa cidade, cuidar da nossa gente”, afirma a deputada.

Adriana tem 51 anos e começou a militância ainda na juventude, ao lado do pai, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Goiás. Ela participou das lutas estudantis, se graduou em Direito na Universidade Federal de Goiás e tornou-se delegada de Polícia Civil.

“Ser prefeita de Goiânia é o sonho da minha vida”, diz, ao apontar a política como “o verdadeiro instrumento transformador da sociedade”, na luta por uma sociedade mais justa.

Plano de governo com foco em políticas para mulher

A petista afirma que um dos principais eixos de seu plano de governo é voltado para políticas públicas para as mulheres. Até o momento já foram delineadas 56 propostas nesse sentido na plataforma do plano de governo.

“Queremos uma cidade justa, inclusiva e de oportunidades iguais para mulheres e homens. Não há democracia sem a participação efetiva das mulheres”, diz.

Uma das preocupações da pré-candidata é proteger e acolher as mulheres vítimas de violência. Nesse sentido, o plano inclui prevenção à violência contra as mulheres em várias situações, como em casa, no trabalho, na rua, no transporte público. Aponta, por exemplo, ações de zeladoria como a melhoria da iluminação da cidade e limpeza dos matagais e terrenos baldios.

Para as áreas de educação e saúde, o plano de governo da pré-candidata, além de garantir vagas nos CMEIs, estabelece como meta diminuir os índices de mortalidade materna e infantil e resolver a crise das maternidades, que levou gestantes da capital pela primeira vez na história a procurarem as cidades vizinhas para os partos e pré-natal.

“Além disso, vamos ter programas sociais fortes na cidade, para isso precisamos de ter renda, portanto vamos incrementar a área de eventos, uma antiga vocação de Goiânia, e apoiar a divulgação da 44, o segundo maior polo de vestuário do Brasil”, diz a pré-candidata.

Pré-candidata aposta em encontros com segmentos sociais

Como estratégia de pré-campanha, Adriana Accorsi tem feito encontros e discussões setoriais com segmentos organizados, comerciantes, trabalhadores. Na semana passada, ela participou de reunião com lideranças e moradores da região Campinas, na Vila São José, quando fez compromisso com os representantes locais de valorizar a antiga “Campininha das Flores”, cuidando da segurança, do transporte e das pessoas em situação de rua.

“São quase duas mil pessoas em situação de rua na nossa capital, uma cidade tão rica”, lamentou.

Ela também se prontificou a lutar para melhorar a qualidade do transporte público da capital, classificado como “desumano e degradante”, sem aumentar o valor da tarifa na região metropolitana.

A partir experiência de quase 25 anos como delegada de polícia, ela declarou ainda que vai se dedicar à segurança pública em Goiânia, transformando a Guarda Civil em um exemplo para o Brasil.

“Mas segurança pública não é só polícia. É também iluminação, limpar os matagais, cuidar da cidade, não ter nenhuma criança fora da escola e oferecer lazer, esporte e profissionalização para os adolescentes”, declarou.

Compartilhar em:

Notícias em alta