Hoje é 7 de julho de 2024 09:08
Hoje é 7 de julho de 2024 09:08

Consumo alto causa quedas de energia, afirma Equatorial

Presidente da Equatorial Goiás também disse que a forte onda de calor que atingiu todo o país nos últimos dias tem prejudicado a distribuição de energia
Presidente da Equatorial, Lener Jayme, concedeu entrevista para falar sobre a queda de energia em Goiás | Fotos: Divulgação

As quedas de energia elétrica têm acontecido com frequência devido ao consumo alto, disse o Presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (27/9).

De acordo com Lener Jayme, o sistema está sobrecarregado. A concessionária diz que realiza investimentos, mas que, por vezes, não está sendo suficiente para atender a necessidade da população, afetada por uma forte onda de calor. A demanda chegou a crescer 16% em algumas regiões de Goiás.

Ao assumir a concessão goiana, a Equatorial Goiás identificou que quase 50% das unidades transformadoras de distribuição de energia apresentam sobrecarga. No total, 72% dos circuitos são monofásicos (com apenas um recurso de fornecimento) e 14% dos ativos da concessão depreciados.

No primeiro semestre de 2023, a Equatorial Goiás executou um programa de investimentos de aproximadamente R$ 1,38 bilhão. A empresa tem como objetivo alocar muito mais recursos para evoluir na qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia.

Durante a entrevista, Lener Jayme reiterou que a forte onda de calor que atingiu todo o país nos últimos dias tem prejudicado a distribuição de energia.

“É um período atípico que nós vivemos. A onda de calor está afetando todos nós. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou aumento de quase 7% na demanda de carga em todo o país em função do calor e somente em Goiás, vimos este dado crescer 16% em algumas regiões de Goiás”, destacou Lener.

Para resolver o problema, a empresa está investido na conexão de religadores de rede, que diminuem as interrupções longas de energia. 

“Nesta recomposição de rede, o cliente sentirá as piscadas, no momento em que há a tentativa de restabelecer a energia e na conexão com uma outra linha da rede de distribuição. No entanto, este consumidor permanece com energia, como não ocorria antes. A tendência é que essas pequenas interrupções diminuam gradativamente, com os investimentos na rede, diminuindo seus impactos”, explicou Jayme.

O presidente ainda destacou que a expectativa é melhorar gradativamente.

“Os nossos compromissos vêm sendo saldados, dia após dia. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos na distribuidora. A rede encontrada é degradada e não vendemos ilusões: os problemas continuarão ocorrendo, mas mostraremos que gradativamente vamos evoluir na qualidade da rede”, concluiu Lener Jayme.

Ressarcimento

O ressarcimento por danos a aparelhos eletroeletrônicos é realizado conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

“Os clientes que se sentirem prejudicados por alguma interrupção de energia, podem utilizar os canais de atendimento da Equatorial Goiás para serem ressarcidos do prejuízo”, afirma Lener. 

Para fazer um pedido, o cliente pode entrar em contato com a distribuidora por meio dos seguintes canais:

– Agência virtual, no site www.equatorialenergia.com.br; 

– Call Center 0800 062 01 96 ou; 

– Agências de atendimento.

Compartilhar em:

Notícias em alta